Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24199
Title: Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária José Falcão junto da turma 4 do 10º ano no ano letivo de 2012/2013
Authors: Serina, Miguel Ângelo do Carmo 
Orientador: Gonçalves, Carlos
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2013
Abstract: Este documento é intrínseco às unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no plano curricular do 3º e 4º semestre, do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. É um documento reflexivo, onde é possível selecionar aquilo que foi proveitoso e por outro lado reajustar o necessário em futuras realidades ao longo do percurso profissional que me espera. O Estágio Pedagógico é o culminar de um ciclo de estudos, o momento de aplicação, o momento de colocar em prática tudo o que nos foi ensinado com a dificuldade acrescida do contacto com a realidade de um verdadeiro contexto específico. É o período onde, pela primeira vez na minha vida, me tratam por “stor”. Contudo, não deixa de ser um período de extrema importância na minha formação. O Estágio pedagógico que realizei na Escola Secundária José Falcão, constitui, desta forma, o término de uma formação académica, repleta de aquisições não só curriculares como também humanistas de forma a dar resposta e a ultrapassar todos os obstáculos no meu desempenho como futuro professor. A transição entre a teoria e a prática só é possível com a aplicação de um olhar crítico sobre o contexto real de prática pedagógica, utilizando os meios mais eficazes para o desenvolvimento de aprendizagens significativas dada a especificidade da realidade imposta. Terminada esta etapa de aproximação à prática docente profissional, é necessário descrever todo o processo até então vivido, interligando toda a didática e pedagogia utilizada com o respetivo balanço reflexivo. Só assim é que me é permitido ter um conhecimento holístico do processo ensino-aprendizagem inerente À complexidade e ambiguidade das funções de um ator impar da relação pedagógica – o professor.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24199
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1213_Miguel_Serina.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

247
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

129
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.