Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24022
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã junto da turma do 9º C no ano letivo de 2012/2013 : importância da abordagem do judo na escola
Autor: Miguel, Carolina Isabel Hayes Mendonça Alves 
Orientador: Fachada, Miguel
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2013
Resumo: O Judo apresenta além das questões técnicas e desportivas, conceitos morais, éticos, filosóficos, de solidariedade, superação, disciplina e respeito. Estes possibilitam ao aluno o enriquecimento do seu processo de formação como futuro cidadão. É neste contexto que o Judo se apresenta como um importante meio pedagógico para as aulas de Educação Física. Apesar do seu enorme valor, muitos são os professores que não o abordam, dando como principal razão o desconhecimento dos conteúdos, apesar da sua formação superior que os habilita a transformar em conhecimento pedagógico, o conhecimento específico de qualquer matéria de ensino. O Judo é passível de ser abordado nas aulas de Educação Física sem grandes recursos materiais ou espaciais e pode ser lecionado desde o pré-escolar. O ensino do Judo deve respeitar uma progressão pedagógica, partindo dos fundamentos básicos da modalidade até chegar às situações globais de combate, tendo sempre em atenção a faixa etária em foco.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24022
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2013_Carolina_Miguel.pdf889.53 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

280
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

453
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.