Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/24022
Title: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã junto da turma do 9º C no ano letivo de 2012/2013 : importância da abordagem do judo na escola | Authors: | Miguel, Carolina Isabel Hayes Mendonça Alves | Orientador: | Fachada, Miguel | Keywords: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Issue Date: | 2013 | Abstract: | O Judo apresenta além das questões técnicas e desportivas, conceitos morais, éticos, filosóficos, de solidariedade, superação, disciplina e respeito. Estes possibilitam ao aluno o enriquecimento do seu processo de formação como futuro cidadão. É neste contexto que o Judo se apresenta como um importante meio pedagógico para as aulas de Educação Física. Apesar do seu enorme valor, muitos são os professores que não o abordam, dando como principal razão o desconhecimento dos conteúdos, apesar da sua formação superior que os habilita a transformar em conhecimento pedagógico, o conhecimento específico de qualquer matéria de ensino. O Judo é passível de ser abordado nas aulas de Educação Física sem grandes recursos materiais ou espaciais e pode ser lecionado desde o pré-escolar. O ensino do Judo deve respeitar uma progressão pedagógica, partindo dos fundamentos básicos da modalidade até chegar às situações globais de combate, tendo sempre em atenção a faixa etária em foco. | Description: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/24022 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg2013_Carolina_Miguel.pdf | 889.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.