Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23480
Título: Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
Autor: Almeida, Joana Carolina Santos de 
Orientador: Cardoso, Leonor
Palavras-chave: Gestão do conhecimento; Instituições de Ensino Superior
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Processos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentes
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente estudo empírico foi desenvolvido com o objectivo de caracterizar a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade d Coimbra1, relativamente aos processos de Gestão do Conhecimento2 nela operantes, de acordo com a perspectiva dos seus docentes. Num primeiro momento, iremos situar a GC no contexto das organizações em geral, abordando posteriormente a sua actividade no domínio específico do ensino superior. Seguidamente, abordaremos aquele que foi o modelo que serviu de base a toda a investigação3, criando assim condições para a plena contextualização e operacionalização do estudo empírico realizado. Considerando a natureza qualitativa desta investigação, na qual os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, estes foram, posteriormente, transcritos e tratados por recurso a um software de análise de conteúdo, designado NVivo10. Os dados recolhidos e os resultados alcançados possibilitam a descrição dos processos de GC operantes nesta instituição e presentes no discurso dos seus docentes. Esperamos a partir deste ponto contribuir para um maior entendimento, quer ao nível conceptual (promovendo uma maior compreensão da temática em estudo), quer empírico, quer ainda no que concerne à intervenção organizacional neste sector específico de actividade, catalisando a sua operacionalização.
The main goal of this study was to characterize the Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Coimbra4, in relation to its Knowledge Management5 processes, according to the teachers insights. At firts, we present the KM in the general context of organizations, then we moving forward to its specific activity in higher education domain. Next, we address the main model that was the basis of the research6, promoting therefore all the conditions for the effective contextualization of this empiric study. Considering the qualitative nature of this research, in which the data was collected through a semi structured interview, these were, subsequently transcribed and analyzed with NVivo10 software. The collected data and the achieved results allow us to describe the KM processes that operate in the FPCEUC institution. Thereby, we hope to contribute for a major conceptual understanding of KM, both at the conceptual level (promoting a greater understanding of the subject under study) or the empirical level, or even with regard to organizational intervention and particularly in this specific domain, fostering its operationalization.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23480
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
TeseFinal_JA_LP.pdf1.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.