Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23480
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCardoso, Leonor-
dc.contributor.authorAlmeida, Joana Carolina Santos de-
dc.date.accessioned2013-06-04T09:26:15Z-
dc.date.available2013-06-04T09:26:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23480-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractO presente estudo empírico foi desenvolvido com o objectivo de caracterizar a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade d Coimbra1, relativamente aos processos de Gestão do Conhecimento2 nela operantes, de acordo com a perspectiva dos seus docentes. Num primeiro momento, iremos situar a GC no contexto das organizações em geral, abordando posteriormente a sua actividade no domínio específico do ensino superior. Seguidamente, abordaremos aquele que foi o modelo que serviu de base a toda a investigação3, criando assim condições para a plena contextualização e operacionalização do estudo empírico realizado. Considerando a natureza qualitativa desta investigação, na qual os dados foram recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, estes foram, posteriormente, transcritos e tratados por recurso a um software de análise de conteúdo, designado NVivo10. Os dados recolhidos e os resultados alcançados possibilitam a descrição dos processos de GC operantes nesta instituição e presentes no discurso dos seus docentes. Esperamos a partir deste ponto contribuir para um maior entendimento, quer ao nível conceptual (promovendo uma maior compreensão da temática em estudo), quer empírico, quer ainda no que concerne à intervenção organizacional neste sector específico de actividade, catalisando a sua operacionalização.por
dc.description.abstractThe main goal of this study was to characterize the Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Coimbra4, in relation to its Knowledge Management5 processes, according to the teachers insights. At firts, we present the KM in the general context of organizations, then we moving forward to its specific activity in higher education domain. Next, we address the main model that was the basis of the research6, promoting therefore all the conditions for the effective contextualization of this empiric study. Considering the qualitative nature of this research, in which the data was collected through a semi structured interview, these were, subsequently transcribed and analyzed with NVivo10 software. The collected data and the achieved results allow us to describe the KM processes that operate in the FPCEUC institution. Thereby, we hope to contribute for a major conceptual understanding of KM, both at the conceptual level (promoting a greater understanding of the subject under study) or the empirical level, or even with regard to organizational intervention and particularly in this specific domain, fostering its operationalization.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpor
dc.titleProcessos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleProcessos de gestão do conhecimento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação : a perspectiva dos docentespor
dc.peerreviewedYespor
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TeseFinal_JA_LP.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.