Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23422
Título: Cognição espacial em crianças pequenas : comparação de dois métodos de investigação
Autor: Mendes, Mikael da Silva 
Orientador: Almeida, Ana Cristina Ferreira de
Palavras-chave: Crianças; Métodos de investigação
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cognição espacial em crianças pequenas: comparação de dois métodos de investigação
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Em 1995, Hood apresenta uma estrutura com tubos para avaliar a cognição espacial em crianças de 2 a 4 anos. O objetivo passava por desenvolver um método de investigação da cognição espacial que não envolvesse competências motoras finas, por oposição às tarefas de construção com blocos. Em 2003, Cummins-Sebree introduz duas novas variações na experiência de Hood (1995), para que cada tarefa correspondesse a um dos processos parcialmente dependente do raciocínio espacial do seu modelo (Reconhecimento, Produção e Previsão). Neste estudo, propomo-nos averiguar as relações entre as diferentes tarefas espaciais propostas por Cummins-Sebree (2003), quais os fatores que influenciam cada tarefa espacial e qual a relação da construção de torres de cubos com as restantes tarefas espaciais, controlando o efeito das variáveis preditoras. A amostra incluiu crianças de uma creche e jardim-de-infância de Coimbra, com idades compreendidas entre os 25 e os 49 meses (n=30). Os resultados apontam para um ajustamento parcial entre o modelo dos três processos parcialmente dependentes do raciocínio espacial apresentados por Cummins-Sebree (2003) e as tarefas com tubos. A idade tende a ser o melhor preditor dos desempenhos nas tarefas espaciais. Comparativamente à construção de torres de cubos, apenas a tarefa de Produção apresenta uma correlação significativa, o que sugere a valia da avaliação de processos na identificação do grau de desenvolvimento da cognição espacial.
In 1995, Hood presents a structure with tubes to measure the spatial cognition of 2 to 4 years old children. The objective was developing a research method of spatial cognition that did not involve fine motor skills as opposed to construction tasks with blocks. In 2003, Cummins-Sebree adds two new variations on the experience of Hood (1995), for which each task corresponds to a partially dependent processe of spatial reasoning of her model (Recognition, Production and Prevision). In this study, we will investigate the relationships between different spatial tasks proposed by Cummins-Sebree (2003), which factors influence each spatial task and the relationship between building towers of cubes with other spatial tasks, controlling the effect of predictor variables. The sample included children from a nursery and kindergarten of Coimbra aged between 25 and 49 months (n = 30). The results indicate a partial fit between the model of three partially dependent processes of spatial reasoning presented by Cummins-Sebree (2003) and tasks with tubes. Age tends to be the best predictor of performance on spatial tasks. Compared to the construction of cubes towers, only the task Production presents a significant correlation, which suggests the value of the assessment of the processes to identify the degree of development of the spatial
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23422
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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