Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23422
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dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira de-
dc.contributor.authorMendes, Mikael da Silva-
dc.date.accessioned2013-05-28T11:46:39Z-
dc.date.available2013-05-28T11:46:39Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23422-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEm 1995, Hood apresenta uma estrutura com tubos para avaliar a cognição espacial em crianças de 2 a 4 anos. O objetivo passava por desenvolver um método de investigação da cognição espacial que não envolvesse competências motoras finas, por oposição às tarefas de construção com blocos. Em 2003, Cummins-Sebree introduz duas novas variações na experiência de Hood (1995), para que cada tarefa correspondesse a um dos processos parcialmente dependente do raciocínio espacial do seu modelo (Reconhecimento, Produção e Previsão). Neste estudo, propomo-nos averiguar as relações entre as diferentes tarefas espaciais propostas por Cummins-Sebree (2003), quais os fatores que influenciam cada tarefa espacial e qual a relação da construção de torres de cubos com as restantes tarefas espaciais, controlando o efeito das variáveis preditoras. A amostra incluiu crianças de uma creche e jardim-de-infância de Coimbra, com idades compreendidas entre os 25 e os 49 meses (n=30). Os resultados apontam para um ajustamento parcial entre o modelo dos três processos parcialmente dependentes do raciocínio espacial apresentados por Cummins-Sebree (2003) e as tarefas com tubos. A idade tende a ser o melhor preditor dos desempenhos nas tarefas espaciais. Comparativamente à construção de torres de cubos, apenas a tarefa de Produção apresenta uma correlação significativa, o que sugere a valia da avaliação de processos na identificação do grau de desenvolvimento da cognição espacial.por
dc.description.abstractIn 1995, Hood presents a structure with tubes to measure the spatial cognition of 2 to 4 years old children. The objective was developing a research method of spatial cognition that did not involve fine motor skills as opposed to construction tasks with blocks. In 2003, Cummins-Sebree adds two new variations on the experience of Hood (1995), for which each task corresponds to a partially dependent processe of spatial reasoning of her model (Recognition, Production and Prevision). In this study, we will investigate the relationships between different spatial tasks proposed by Cummins-Sebree (2003), which factors influence each spatial task and the relationship between building towers of cubes with other spatial tasks, controlling the effect of predictor variables. The sample included children from a nursery and kindergarten of Coimbra aged between 25 and 49 months (n = 30). The results indicate a partial fit between the model of three partially dependent processes of spatial reasoning presented by Cummins-Sebree (2003) and tasks with tubes. Age tends to be the best predictor of performance on spatial tasks. Compared to the construction of cubes towers, only the task Production presents a significant correlation, which suggests the value of the assessment of the processes to identify the degree of development of the spatialpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectMétodos de investigaçãopor
dc.titleCognição espacial em crianças pequenas : comparação de dois métodos de investigaçãopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCognição espacial em crianças pequenas: comparação de dois métodos de investigaçãopor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4181-2868-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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