Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23293
Title: Arquitetura de terra
Authors: Ponte, Maria Manuel 
Orientador: Murtinho, Vítor
Keywords: Arquitectura de terra, taipas; Construção em terra
Issue Date: Dec-2012
Citation: Ponte, Maria Manuel Correia Costa da - Arquitetura de terra : o desenho para a durabilidade das construções. Coimbra, 2012
Abstract: A sociedade encontra-se numa época de mudança. Existe uma consciência maior sobre os problemas resultantes do modelo de desenvolvimento atual. Ao nível da construção, estes aspetos traduzem-se na procura de métodos alternativos, que permitam uma arquitetura mais adaptada ao lugar e menos desperdiçadora de recursos. É neste contexto que a terra regressa como um material de construção: verifica-se uma aceitação mais generalizada da taipa, pelas suas potencialidades estéticas e ecológicas associada a processos mecanizados que permitam a sua inserção no mercado. Em Portugal, é no Alentejo que a técnica recomeça a ganhar mais expressão. No entanto, as exigências atuais aliadas às novas ambições arquitetónicas, fazem com que a terra seja vista como um material limitado; é no confronto com a água e grandes esforços mecânicos que as construções manifestam algumas fragilidades. Ao mesmo tempo, ao observar as construções ancestrais, não existem dúvidas da resistência no tempo, conseguida através dos poucos meios que o Homem tinha à disposição - os materiais naturais, o engenho e a arte. Assim, procura-se perceber de que forma pode a arquitetura intervir na durabilidade das construções, tendo em conta as particularidades do material e da técnica. É feita uma análise geral sobre as diferentes abordagens contemporâneas, baseada em exemplos internacionais e na realidade do Alentejo.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da F. C. T. da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23293
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
ARQUITETURA DE TERRA - Maria Manuel Ponte.pdf52.85 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,002
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

4,434
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.