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https://hdl.handle.net/10316/21537
Título: | Mediação parental do uso dos media na prevenção da obesidade infantil | Autor: | Almeida, Fátima Cristina Ribeiro de | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando | Palavras-chave: | Obesidade nas crianças; Consumo; Obesidade; Factores de risco; Atitudes dos professores; Uso dos Media; Medidas de prevenção | Data: | 10-Jan-2013 | Citação: | ALMEIDA, Fátima Cristina Ribeiro de - Mediação parental do uso dos media na prevenção da obesidade infantil. Coimbra : [s.n.], 2012. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/21537 | Resumo: | Este estudo tem como objectivo analisar e caracterizar a mediação parental no
uso dos media junto dos pais de crianças e adolescentes e seu efeito protector na
prevenção da obesidade infantil.
A amostra dos pais foi avaliada segundo os padrões de comunicação familiar
e a atitude face à publicidade/publicidade infantil, enquanto que nas
crianças/adolescentes é medido o auto-conceito, a capacidade empática e o locus
de controlo da causalidade. Em ambas foram recolhidos dados relativos à
mediação parental e hábitos televisivos.
Analisados os resultados foi encontrado, entre outras associações, um efeito
protector da obesidade infantil na variável da atitude parental face à publicidade
infantil. Este facto valida a eficácia de intervenções que elejam as crenças como
dimensão prioritária, pois só através destas é possível modificar atitudes e
comportamentos no sentido da maior protecção infantil. This study aims to analyse and characterize the parental mediation of media use among parents of children and adolescents and their protective effect in preventing childhood obesity. The sample of parents was assessed according to family communication patterns and attitudes to advertising/child advertising, whereas in children/adolescents is measured self-concept, the capacity for empathy and locus of control causality. In both, data were colected for mediation and parental viewing habits. Analysed the results was found, among other associations, a protective effect of childhood obesity in the variable of parental attitude to child advertising. This validates the effectiveness of interventions that elect beliefs as a priority dimension, because only through these is possible to change attitudes and behaviors towards greater protection of children. |
Descrição: | Tese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21537 | Direitos: | embargoedAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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