Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21537
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando-
dc.contributor.authorAlmeida, Fátima Cristina Ribeiro de-
dc.date.accessioned2013-01-30T12:23:10Z-
dc.date.issued2013-01-10-
dc.identifier.citationALMEIDA, Fátima Cristina Ribeiro de - Mediação parental do uso dos media na prevenção da obesidade infantil. Coimbra : [s.n.], 2012. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/21537por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21537-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo analisar e caracterizar a mediação parental no uso dos media junto dos pais de crianças e adolescentes e seu efeito protector na prevenção da obesidade infantil. A amostra dos pais foi avaliada segundo os padrões de comunicação familiar e a atitude face à publicidade/publicidade infantil, enquanto que nas crianças/adolescentes é medido o auto-conceito, a capacidade empática e o locus de controlo da causalidade. Em ambas foram recolhidos dados relativos à mediação parental e hábitos televisivos. Analisados os resultados foi encontrado, entre outras associações, um efeito protector da obesidade infantil na variável da atitude parental face à publicidade infantil. Este facto valida a eficácia de intervenções que elejam as crenças como dimensão prioritária, pois só através destas é possível modificar atitudes e comportamentos no sentido da maior protecção infantil.-
dc.description.abstractThis study aims to analyse and characterize the parental mediation of media use among parents of children and adolescents and their protective effect in preventing childhood obesity. The sample of parents was assessed according to family communication patterns and attitudes to advertising/child advertising, whereas in children/adolescents is measured self-concept, the capacity for empathy and locus of control causality. In both, data were colected for mediation and parental viewing habits. Analysed the results was found, among other associations, a protective effect of childhood obesity in the variable of parental attitude to child advertising. This validates the effectiveness of interventions that elect beliefs as a priority dimension, because only through these is possible to change attitudes and behaviors towards greater protection of children.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectObesidade nas crianças-
dc.subjectConsumo-
dc.subjectObesidade-
dc.subjectFactores de risco-
dc.subjectAtitudes dos professores-
dc.subjectUso dos Media-
dc.subjectMedidas de prevenção-
dc.titleMediação parental do uso dos media na prevenção da obesidade infantilpor
dc.typedoctoralThesispor
dc.date.embargoEndDate2019-01-10-
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2019-01-10*
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 20

720
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

242
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.