Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2134
Title: Definição de uma metodologia de concepção de cruzamentos giratórios
Authors: Silva, Ana Maria César Bastos 
Orientador: Seco, Álvaro Jorge da Maia
Keywords: Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes; Cruzamentos giratórios
Issue Date: 30-Jul-2004
Abstract: O presente estudo teve como objectivo central a definição de uma metodologia de apoio à concepção de rotundas baseada na avaliação do potencial de condicionamento do comportamento do condutor através da geometria das soluções. O trabalho de investigação desenvolvido incidiu assim sobre o levantamento crítico e exaustivo do estado da arte enquadrador do tema e na descrição e explicação do comportamento de um conjunto de condutores ao longo da aproximação, atravessamento e saída de um número significativo de rotundas que, no seu conjunto, reflectem gamas razoáveis de variabilidade dos diferentes parâmetros geométricos e respondem genericamente às recomendações técnicas da especialidade. Os trabalhos de recolhas de dados de campo basearam-se num veículo instrumentado, desenvolvido de raiz, o qual garantiu o registo de dados ligados à dinâmica do veículo e ao controlo dos comandos primários por parte do condutor, em quantidade suficiente e com a precisão desejada. O desenvolvimento teórico do trabalho assentou em três partes fundamentais. A primeira centrou-se na caracterização do comportamento dos condutores durante o circuito de aproximação, atravessamento e saída das rotundas, nomeadamente em termos de velocidades e de trajectórias seleccionadas. Em paralelo procedeu-se a uma avaliação global do desempenho das soluções geométricas subjacentes ao estudo. Uma parte significativa dos trabalhos corresponde à selecção e avaliação das potencialidades ligadas a um conjunto de indicadores caracterizadores do comportamento do condutor e do desempenho geral das soluções. A segunda parte do trabalho incidiu sobre a aplicação de um conjunto de técnicas estatísticas que sustentaram o desenvolvimento de expressões matemáticas que apresentam de uma forma quantificada as inter-relações entre, por um lado, as características geométricas e o ambiente rodoviário e, por outro, o comportamento dos condutores caracterizado, nomeadamente, através dos perfis de velocidade e pelas trajectórias adoptados. Os trabalhos conclusivos incidiram sobre a aplicação dos resultados das modelações matemáticas, na avaliação crítica de algumas das regras básicas de projecto defendidas em manuais da especialidade e na apresentação de um conjunto de recomendações gerais de apoio ao projecto geométrico de soluções do tipo rotunda.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2134
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

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