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https://hdl.handle.net/10316/2134
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Seco, Álvaro Jorge da Maia | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria César Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T13:58:39Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T13:58:39Z | - |
dc.date.issued | 2004-07-30 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/2134 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Engenharia Civil (Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objectivo central a definição de uma metodologia de apoio à concepção de rotundas baseada na avaliação do potencial de condicionamento do comportamento do condutor através da geometria das soluções. O trabalho de investigação desenvolvido incidiu assim sobre o levantamento crítico e exaustivo do estado da arte enquadrador do tema e na descrição e explicação do comportamento de um conjunto de condutores ao longo da aproximação, atravessamento e saída de um número significativo de rotundas que, no seu conjunto, reflectem gamas razoáveis de variabilidade dos diferentes parâmetros geométricos e respondem genericamente às recomendações técnicas da especialidade. Os trabalhos de recolhas de dados de campo basearam-se num veículo instrumentado, desenvolvido de raiz, o qual garantiu o registo de dados ligados à dinâmica do veículo e ao controlo dos comandos primários por parte do condutor, em quantidade suficiente e com a precisão desejada. O desenvolvimento teórico do trabalho assentou em três partes fundamentais. A primeira centrou-se na caracterização do comportamento dos condutores durante o circuito de aproximação, atravessamento e saída das rotundas, nomeadamente em termos de velocidades e de trajectórias seleccionadas. Em paralelo procedeu-se a uma avaliação global do desempenho das soluções geométricas subjacentes ao estudo. Uma parte significativa dos trabalhos corresponde à selecção e avaliação das potencialidades ligadas a um conjunto de indicadores caracterizadores do comportamento do condutor e do desempenho geral das soluções. A segunda parte do trabalho incidiu sobre a aplicação de um conjunto de técnicas estatísticas que sustentaram o desenvolvimento de expressões matemáticas que apresentam de uma forma quantificada as inter-relações entre, por um lado, as características geométricas e o ambiente rodoviário e, por outro, o comportamento dos condutores caracterizado, nomeadamente, através dos perfis de velocidade e pelas trajectórias adoptados. Os trabalhos conclusivos incidiram sobre a aplicação dos resultados das modelações matemáticas, na avaliação crítica de algumas das regras básicas de projecto defendidas em manuais da especialidade e na apresentação de um conjunto de recomendações gerais de apoio ao projecto geométrico de soluções do tipo rotunda. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Urbanismo, Ordenamento do Território e Transportes | en_US |
dc.subject | Cruzamentos giratórios | en_US |
dc.title | Definição de uma metodologia de concepção de cruzamentos giratórios | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-8696-5705 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
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