Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21309
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
Autor: Simões, Vera Lúcia Marques 
Orientador: Silva, Elsa
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Indisciplina
Data: 2012
Resumo: O desenvolvimento do Estágio Pedagógico promove o transfere dos conhecimentos teóricos para a prática educativa. A experiência proporcionada visa o enriquecimento da formação docente e pretende aperfeiçoar o futuro professor, colocando-o diante da complexidade real das interacções pedagógicas e didácticas. O processo educativo admite um vasto leque de funções atribuídas ao promotor e condutor do processo ensino-aprendizagem – o professor. Cabe a este conhecer as características dos seus alunos através da avaliação inicial de modo a identificar os objectivos adequados a uma evolução positiva, selecionando o justo caminho e as estratégias apropriadas para a obtenção dos objectivos inicialmente propostos, no final do período de formação definido. Este agente educativo deve fomentar o desenvolvimento harmonioso, pessoal e social, do aluno, reajustando o ensino sempre que necessário e promovendo a diferenciação das aprendizagens em prol do contexto evidenciado; deve ser privilegiado o carácter inclusivo na organização das condições de ensino e aprendizagem, procedendo à individualização das opções tomadas. Posto isto, o presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Martim de Freitas contempla a análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida, reconhecendo as aprendizagens realizadas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Pretende identificar as dificuldades e necessidades de formação, analisar a componente ético-profissional e exaltar a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Conclui com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática da Indisciplina.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21309
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final de Estágio - Vera Simões 2007020350.pdf881.28 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

270
Visto em 7/mai/2024

Downloads

219
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.