Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/21309
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes | Autor: | Simões, Vera Lúcia Marques | Orientador: | Silva, Elsa | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Indisciplina | Data: | 2012 | Resumo: | O desenvolvimento do Estágio Pedagógico promove o transfere dos conhecimentos teóricos para a prática educativa. A experiência proporcionada visa o enriquecimento da formação docente e pretende aperfeiçoar o futuro professor, colocando-o diante da complexidade real das interacções pedagógicas e didácticas. O processo educativo admite um vasto leque de funções atribuídas ao promotor e condutor do processo ensino-aprendizagem – o professor. Cabe a este conhecer as características dos seus alunos através da avaliação inicial de modo a identificar os objectivos adequados a uma evolução positiva, selecionando o justo caminho e as estratégias apropriadas para a obtenção dos objectivos inicialmente propostos, no final do período de formação definido. Este agente educativo deve fomentar o desenvolvimento harmonioso, pessoal e social, do aluno, reajustando o ensino sempre que necessário e promovendo a diferenciação das aprendizagens em prol do contexto evidenciado; deve ser privilegiado o carácter inclusivo na organização das condições de ensino e aprendizagem, procedendo à individualização das opções tomadas. Posto isto, o presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Martim de Freitas contempla a análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida, reconhecendo as aprendizagens realizadas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Pretende identificar as dificuldades e necessidades de formação, analisar a componente ético-profissional e exaltar a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Conclui com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática da Indisciplina. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21309 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio - Vera Simões 2007020350.pdf | 881.28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
293
Visto em 15/out/2024
Downloads
244
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.