Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/21309
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa | - |
dc.contributor.author | Simões, Vera Lúcia Marques | - |
dc.date.accessioned | 2012-12-07T11:51:53Z | - |
dc.date.available | 2012-12-07T11:51:53Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/21309 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O desenvolvimento do Estágio Pedagógico promove o transfere dos conhecimentos teóricos para a prática educativa. A experiência proporcionada visa o enriquecimento da formação docente e pretende aperfeiçoar o futuro professor, colocando-o diante da complexidade real das interacções pedagógicas e didácticas. O processo educativo admite um vasto leque de funções atribuídas ao promotor e condutor do processo ensino-aprendizagem – o professor. Cabe a este conhecer as características dos seus alunos através da avaliação inicial de modo a identificar os objectivos adequados a uma evolução positiva, selecionando o justo caminho e as estratégias apropriadas para a obtenção dos objectivos inicialmente propostos, no final do período de formação definido. Este agente educativo deve fomentar o desenvolvimento harmonioso, pessoal e social, do aluno, reajustando o ensino sempre que necessário e promovendo a diferenciação das aprendizagens em prol do contexto evidenciado; deve ser privilegiado o carácter inclusivo na organização das condições de ensino e aprendizagem, procedendo à individualização das opções tomadas. Posto isto, o presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Martim de Freitas contempla a análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida, reconhecendo as aprendizagens realizadas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Pretende identificar as dificuldades e necessidades de formação, analisar a componente ético-profissional e exaltar a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Conclui com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática da Indisciplina. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Indisciplina | por |
dc.title | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio - Vera Simões 2007020350.pdf | 881.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.