Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/21241
Título: | Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola EB 2, 3 Drª Maria Alice Gouveia com a turma 8º C no ano letivo 2011/2012 | Autor: | Teixeira, João Pedro Rocha | Orientador: | Abreu, Antero | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores | Data: | 2012 | Resumo: | O desenvolvimento do exercício de uma profissão, como professor de Educação Física, exige uma forte preparação num âmbito experimental. Nesse sentido, surge a Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Assim, tive a oportunidade de realizar esta tarefa na Escola EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia com a turma 8º C. O processo incumbia também a experimentação de funções de assessoria, cargo administrativo e participação ativa numa demanda de criação de projetos sociais. O nosso papel, enquanto demagogos foi mais abrangente do que o expetável, ou seja, a sociedade transfere para a escola incumbências a nível educativo, denominadamente, sociais e éticas. Esta posição transfere automaticamente a necessidade de o professor perfilhar um processo de formação contínuo e constante, respondendo às funções a desempenhar. À parte desta temática surge a principal responsabilidade do professor de Educação Física: a maximização do processo ensino-aprendizagem dos alunos. É necessário ensinar considerando a heterogeneidade da turma, pelo que a diferenciação das aprendizagens, promovendo estilos de ensino e estratégias que se desloquem de um ensino massivo é atualmente essencial. Os alunos chegam às nossas aulas com níveis de conhecimento e desempenho normalmente abaixo do expetável, assim cabe ao professor reajustar os conteúdos programáticos, procurando o desenvolvimento eclético dos diferentes aprendizes. O estágio pedagógico foi um potenciador de aprendizagens pessoais e profissionais. O nosso processo de formação necessitou da criação e desenvolvimento de uma grande capacidade reflexiva e um compromisso constante com a escola, sociedade e alunos. Uma planificação cuidada, maximizando as aprendizagens, foi o objetivo que persegui. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21241 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg1112_João_Teixeira.pdf.pdf | 564.45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
205
Visto em 23/abr/2024
Downloads
265
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.