Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21241
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero-
dc.contributor.authorTeixeira, João Pedro Rocha-
dc.date.accessioned2012-11-26T13:28:47Z-
dc.date.available2012-11-26T13:28:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21241-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO desenvolvimento do exercício de uma profissão, como professor de Educação Física, exige uma forte preparação num âmbito experimental. Nesse sentido, surge a Unidade Curricular Estágio Pedagógico, inserido no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Assim, tive a oportunidade de realizar esta tarefa na Escola EB 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia com a turma 8º C. O processo incumbia também a experimentação de funções de assessoria, cargo administrativo e participação ativa numa demanda de criação de projetos sociais. O nosso papel, enquanto demagogos foi mais abrangente do que o expetável, ou seja, a sociedade transfere para a escola incumbências a nível educativo, denominadamente, sociais e éticas. Esta posição transfere automaticamente a necessidade de o professor perfilhar um processo de formação contínuo e constante, respondendo às funções a desempenhar. À parte desta temática surge a principal responsabilidade do professor de Educação Física: a maximização do processo ensino-aprendizagem dos alunos. É necessário ensinar considerando a heterogeneidade da turma, pelo que a diferenciação das aprendizagens, promovendo estilos de ensino e estratégias que se desloquem de um ensino massivo é atualmente essencial. Os alunos chegam às nossas aulas com níveis de conhecimento e desempenho normalmente abaixo do expetável, assim cabe ao professor reajustar os conteúdos programáticos, procurando o desenvolvimento eclético dos diferentes aprendizes. O estágio pedagógico foi um potenciador de aprendizagens pessoais e profissionais. O nosso processo de formação necessitou da criação e desenvolvimento de uma grande capacidade reflexiva e um compromisso constante com a escola, sociedade e alunos. Uma planificação cuidada, maximizando as aprendizagens, foi o objetivo que persegui.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola EB 2, 3 Drª Maria Alice Gouveia com a turma 8º C no ano letivo 2011/2012por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1112_João_Teixeira.pdf.pdf564.45 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

205
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

265
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.