Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2110
Título: Divercidade : urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade
Autor: Silva, Walter Rossa Ferreira da 
Orientador: Correia, José Eduardo Capa Horta
Dias, António Pedro Machado
Palavras-chave: Teoria e História da Arquitectura; Coimbra -- até ao séc. 16
Data: 28-Nov-2001
Citação: SILVA, Walter Rossa Ferreira da - Divercidade : urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade. Coimbra : [s.n.], 2001. 897 p. Tese de Doutoramento.
Resumo: Esta dissertação formula uma proposta de leitura da história e identidade espaciais da cidade com a qual em 1537 se fundiu a Universidade. É isso o que, de forma clara, exprime o título, Divercidade (por oposição a Univercidade), especificando de imediato tratar-se de uma urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade. Porém esse desígnio interagiu com o que o autor tem vindo a manter e desenvolver como estratégia global de investigação, usando a História segundo dois vectores: num revela-se a demiurgia da sua formação de arquitecto, a qual consiste em ansiar conhecer e dominar o todo pela sua acção; o outro consiste no paradigma de que o todo é a contemporaniedade, ou seja, a síntese do passado no momento presente à capacidade de transformação que caracteriza a Vida. De ambos resulta a necessidade de desenvolver Conhecimento no campo onde a Arquitectura efectivamente se relaciona com a realidade do tempo:a Cidade. Surgiu assim um trabalho onde o tempo discorre sobre o núcleo urbano em análise com o ritmo necessário à leitura contínua da sua transformação até à conformação da matriz da correspondente identidade espacial. Trata-se também de um texto onde, com uma imaginação integrada, se intentou cerzir os hiatos onde a História, a Arqueologia e a realidade ainda não lograram fornecer dados seguros, isso enquanto se inquirem as especificidades dos momentos das grandes mudanças (os tempos fortes) e o que é mais comum nos grandes momentos de mudança (os tempos fracos). Claro que por trás de tanta ambição esteve a vontade de continuar a reflectir essencialmente sobre a problemática da cidade portuguesa no seu todo e não apenas no caso coimbrão, clarificando-se, desta feita, alguns dados essenciais à compreensão da cidade medieval portuguesa, bem como ao dealbar da modernidade no pensamento urbanístico português.
Descrição: Tese de Doutoramento em Arquitectura (Teoria e História da Arquitectura) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2110
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Vol. 6 Divercidade.pdf278.54 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 5

1.451
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

621
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.