Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2110
Title: Divercidade : urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade
Authors: Silva, Walter Rossa Ferreira da 
Orientador: Correia, José Eduardo Capa Horta
Dias, António Pedro Machado
Keywords: Teoria e História da Arquitectura; Coimbra -- até ao séc. 16
Issue Date: 28-Nov-2001
Citation: SILVA, Walter Rossa Ferreira da - Divercidade : urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade. Coimbra : [s.n.], 2001. 897 p. Tese de Doutoramento.
Abstract: Esta dissertação formula uma proposta de leitura da história e identidade espaciais da cidade com a qual em 1537 se fundiu a Universidade. É isso o que, de forma clara, exprime o título, Divercidade (por oposição a Univercidade), especificando de imediato tratar-se de uma urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade. Porém esse desígnio interagiu com o que o autor tem vindo a manter e desenvolver como estratégia global de investigação, usando a História segundo dois vectores: num revela-se a demiurgia da sua formação de arquitecto, a qual consiste em ansiar conhecer e dominar o todo pela sua acção; o outro consiste no paradigma de que o todo é a contemporaniedade, ou seja, a síntese do passado no momento presente à capacidade de transformação que caracteriza a Vida. De ambos resulta a necessidade de desenvolver Conhecimento no campo onde a Arquitectura efectivamente se relaciona com a realidade do tempo:a Cidade. Surgiu assim um trabalho onde o tempo discorre sobre o núcleo urbano em análise com o ritmo necessário à leitura contínua da sua transformação até à conformação da matriz da correspondente identidade espacial. Trata-se também de um texto onde, com uma imaginação integrada, se intentou cerzir os hiatos onde a História, a Arqueologia e a realidade ainda não lograram fornecer dados seguros, isso enquanto se inquirem as especificidades dos momentos das grandes mudanças (os tempos fortes) e o que é mais comum nos grandes momentos de mudança (os tempos fracos). Claro que por trás de tanta ambição esteve a vontade de continuar a reflectir essencialmente sobre a problemática da cidade portuguesa no seu todo e não apenas no caso coimbrão, clarificando-se, desta feita, alguns dados essenciais à compreensão da cidade medieval portuguesa, bem como ao dealbar da modernidade no pensamento urbanístico português.
Description: Tese de Doutoramento em Arquitectura (Teoria e História da Arquitectura) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2110
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Vol. 6 Divercidade.pdf278.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,451
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

621
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.