Title: Divercidade : urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade
Authors: Silva, Walter Rossa Ferreira da
Keywords: Teoria e História da Arquitectura;Coimbra -- até ao séc. 16
Issue Date: 28-Nov-2001
Citation: SILVA, Walter Rossa Ferreira da - Divercidade : urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade. Coimbra : [s.n.], 2001. 897 p. Tese de Doutoramento.
Abstract: Esta dissertação formula uma proposta de leitura da história e identidade espaciais da cidade com a qual em 1537 se fundiu a Universidade. É isso o que, de forma clara, exprime o título, Divercidade (por oposição a Univercidade), especificando de imediato tratar-se de uma urbanografia do espaço de Coimbra até ao estabelecimento definitivo da Universidade. Porém esse desígnio interagiu com o que o autor tem vindo a manter e desenvolver como estratégia global de investigação, usando a História segundo dois vectores: num revela-se a demiurgia da sua formação de arquitecto, a qual consiste em ansiar conhecer e dominar o todo pela sua acção; o outro consiste no paradigma de que o todo é a contemporaniedade, ou seja, a síntese do passado no momento presente à capacidade de transformação que caracteriza a Vida. De ambos resulta a necessidade de desenvolver Conhecimento no campo onde a Arquitectura efectivamente se relaciona com a realidade do tempo:a Cidade. Surgiu assim um trabalho onde o tempo discorre sobre o núcleo urbano em análise com o ritmo necessário à leitura contínua da sua transformação até à conformação da matriz da correspondente identidade espacial. Trata-se também de um texto onde, com uma imaginação integrada, se intentou cerzir os hiatos onde a História, a Arqueologia e a realidade ainda não lograram fornecer dados seguros, isso enquanto se inquirem as especificidades dos momentos das grandes mudanças (os tempos fortes) e o que é mais comum nos grandes momentos de mudança (os tempos fracos). Claro que por trás de tanta ambição esteve a vontade de continuar a reflectir essencialmente sobre a problemática da cidade portuguesa no seu todo e não apenas no caso coimbrão, clarificando-se, desta feita, alguns dados essenciais à compreensão da cidade medieval portuguesa, bem como ao dealbar da modernidade no pensamento urbanístico português.
Description: Tese de Doutoramento em Arquitectura (Teoria e História da Arquitectura) apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/2110
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Arquitectura - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vol. 6 Divercidade.pdf278.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.