Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21098
Título: Relatório estágio pedagógico desenvolvido na EB 2, 3 / S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 8º B no ano letivo 2011/2012 : grupos de nível em educação física
Autor: Queirós, Rui Germano Lemos 
Orientador: Rodrigues, Maria
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Data: 2012
Resumo: O Relatório Final do Estágio Pedagógico é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório final reflete o trabalho desenvolvido sobre o processo ensino-aprendizagem (E-A) de uma turma do 8.º ano de escolaridade no presente ano letivo. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, durante o ano letivo de 2011/2012. O principal objetivo foi o de promover um conjunto de premissas capazes de satisfazer este complexo binómio que é o E-A. No presente trabalho, pretendo relatar e refletir sobre os procedimentos adotados para os três pilares que considero fundamentais no processo E-A: (1) planeamento; (2) realização e (3) avaliação. Abordarei também as dificuldades sentidas, as aprendizagens conseguidas, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, a criatividade das práticas pedagógicas e a atitude ético-profissional. O perfil do professor deve apontar para alguém competente, que reflete sobre o que ensina e opera sobre ele, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, de atitudes práticas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que servirão como base de sustentação para uma possível integração futura no mercado de trabalho como um docente de Educação Física capaz de desenvolver o processo E-A de acordo com as necessidades dos alunos. Por último, debruçar-me-éii sobre o tema dos grupos de nível em Educação Física, apresentando, como exemplo, a minha própria turma que se caracteriza pela sua heterogeneidade, considerando por isso, a sua pertinência.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21098
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg1112_Rui_Queirós.pdf433.61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.