Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21098
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria-
dc.contributor.authorQueirós, Rui Germano Lemos-
dc.date.accessioned2012-11-07T09:47:47Z-
dc.date.available2012-11-07T09:47:47Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21098-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO Relatório Final do Estágio Pedagógico é parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório final reflete o trabalho desenvolvido sobre o processo ensino-aprendizagem (E-A) de uma turma do 8.º ano de escolaridade no presente ano letivo. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, durante o ano letivo de 2011/2012. O principal objetivo foi o de promover um conjunto de premissas capazes de satisfazer este complexo binómio que é o E-A. No presente trabalho, pretendo relatar e refletir sobre os procedimentos adotados para os três pilares que considero fundamentais no processo E-A: (1) planeamento; (2) realização e (3) avaliação. Abordarei também as dificuldades sentidas, as aprendizagens conseguidas, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, a criatividade das práticas pedagógicas e a atitude ético-profissional. O perfil do professor deve apontar para alguém competente, que reflete sobre o que ensina e opera sobre ele, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. O estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, de atitudes práticas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que servirão como base de sustentação para uma possível integração futura no mercado de trabalho como um docente de Educação Física capaz de desenvolver o processo E-A de acordo com as necessidades dos alunos. Por último, debruçar-me-éii sobre o tema dos grupos de nível em Educação Física, apresentando, como exemplo, a minha própria turma que se caracteriza pela sua heterogeneidade, considerando por isso, a sua pertinência.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório estágio pedagógico desenvolvido na EB 2, 3 / S Dr. Daniel de Matos junto da turma do 8º B no ano letivo 2011/2012 : grupos de nível em educação físicapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1112_Rui_Queirós.pdf433.61 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

213
checked on Apr 24, 2024

Download(s) 50

714
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.