Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21086
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas da Guia junto da turma do 9º D no ano lectivo de 2011/2012 : relação observação-feedbacks
Autor: Grilo, Catherine Costa 
Orientador: Massart, Alain
Aveiro, Carlos
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Data: 2012
Resumo: O relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Estagio Pedagógico, pertencente ao 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O trabalho aqui desenvolvido e apresentado representa toda uma nova etapa na futura carreira docente. È com o estágio pedagógico que aprendemos a dar os primeiros passos no mundo da docência. Com a realização deste estágio e consequentemente o relatório de estágio percebemos que não só ensinamos como também aprendemos e segundo Janoí Mamedes “ O Professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”. Este relatório de estágio está dividido em três grandes grupos. Existirão dois grupos onde serão tratados todos os assuntos relativos ao planeamento, realização e avaliação deste processo assim como uma reflexão dos principais aspectos do estágio, relativos às dificuldades encontradas, às suas soluções e as formas como foram desenvolvidas. Serão também apresentados, de forma sucinta, a relação com toda a comunidade escolar. O último grupo servirá para tratar o tema escolhido por mim, um tema que achei pertinente neste estágio, a observação e a sua relação com feedbacks. A observação é um dos instrumentos mais importantes na carreira do docente, pois é através dele que conseguimos ver, analisar e corrigir os movimentos técnicos dos alunos. Com sabedoria, treino e conhecimento sobre a observação, conseguimos depositar os feedbacks correctos, no momento certo, de forma certa e de modo a que os alunos percebam o que devem fazer e como devem realizar o exercício. Quanto melhor um professor conseguir ver o desempenho do aluno, melhor será a aplicação de feedbacks a esse aluno e melhor será a prestação futura do aluno. Este aspecto resultará se o professor demonstrar também conhecimento sobre a matéria, pois ao entender bem essa matéria, melhor conseguirá detectar os erros e assim corrigi-los com os feedbacks. O estágio Pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas da Guia ao 9º ano de escolaridade.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21086
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg2012_Catherine_Grilo.pdf.pdf547.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

234
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.024
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.