Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21086
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain-
dc.contributor.advisorAveiro, Carlos-
dc.contributor.authorGrilo, Catherine Costa-
dc.date.accessioned2012-11-06T12:10:18Z-
dc.date.available2012-11-06T12:10:18Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21086-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Estagio Pedagógico, pertencente ao 2ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O trabalho aqui desenvolvido e apresentado representa toda uma nova etapa na futura carreira docente. È com o estágio pedagógico que aprendemos a dar os primeiros passos no mundo da docência. Com a realização deste estágio e consequentemente o relatório de estágio percebemos que não só ensinamos como também aprendemos e segundo Janoí Mamedes “ O Professor só pode ensinar quando está disposto a aprender”. Este relatório de estágio está dividido em três grandes grupos. Existirão dois grupos onde serão tratados todos os assuntos relativos ao planeamento, realização e avaliação deste processo assim como uma reflexão dos principais aspectos do estágio, relativos às dificuldades encontradas, às suas soluções e as formas como foram desenvolvidas. Serão também apresentados, de forma sucinta, a relação com toda a comunidade escolar. O último grupo servirá para tratar o tema escolhido por mim, um tema que achei pertinente neste estágio, a observação e a sua relação com feedbacks. A observação é um dos instrumentos mais importantes na carreira do docente, pois é através dele que conseguimos ver, analisar e corrigir os movimentos técnicos dos alunos. Com sabedoria, treino e conhecimento sobre a observação, conseguimos depositar os feedbacks correctos, no momento certo, de forma certa e de modo a que os alunos percebam o que devem fazer e como devem realizar o exercício. Quanto melhor um professor conseguir ver o desempenho do aluno, melhor será a aplicação de feedbacks a esse aluno e melhor será a prestação futura do aluno. Este aspecto resultará se o professor demonstrar também conhecimento sobre a matéria, pois ao entender bem essa matéria, melhor conseguirá detectar os erros e assim corrigi-los com os feedbacks. O estágio Pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas da Guia ao 9º ano de escolaridade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas da Guia junto da turma do 9º D no ano lectivo de 2011/2012 : relação observação-feedbackspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2012_Catherine_Grilo.pdf.pdf547.79 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

233
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,024
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.