Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2095
Título: Comportamento mecânico e microestrutural do cobre em trajectórias de deformação simples e complexas
Autor: Grácio, José Joaquim de Almeida 
Palavras-chave: Tecnologia da Produção; Engenharia Mecânica
Data: 18-Set-1992
Citação: GRÁCIO, José Joaquim de Almeida - Comportamento mecânico e microestrutural do cobre em trajectórias de deformação simples e complexas. Coimbra : [s.n.], 1992. 170 p.
Resumo: A deformação plástica de materiais policristalinos envolve interacções entre deslocações e processos de acomodação ao nível dos grãos que, por seu turno, determinam a evolução microestrutural e o comportamento mecânico. No presente trabalho foram estudados (i) o efeito do tamanho de grão na microestrutura de deslocações desenvolvida em trajectórias simples e complexas, e (ii) o período transitório microestrutural e mecânico que ocorre após mudança de trajectória de deformação. Com esta finalidade, as microestruturas de deslocações desenvolvidas em chapas de cobre deformadas segundo a trajectória simples de tracção e complexas de laminagem-tracção e tracção-tracção foram observadas por microscopia electrónica de transmissão. Foi actualizado o conceito de livre percurso médio das deslocações acumuladas estatisticamente proposto por Ashby, o que faculta uma nova perspectiva dos processos de acomodação. Em particular, a constatação de que a evolução da densidade de deslocações com a deformação é afectada duplamente pelo tamanho de grão, possibilita a separação entre os processos de deformação decorrentes da necessidade de acomodação intergranular e os inerentes apenas à presença da fronteira de grão. A importância do encruamento latente e do efeito Bauschinger no comportamento do material após recarga foi avaliada a partir do estabelecimento da relação entre os aspectos mecânicos e microestruturais em trajectórias complexas. A análise do papel das instabilidades microestruturais no comportamento mecânico do cobre revelou a inexistência de qualquer relação entre o aparecimento de microbandas e a localização macroscópica da deformação.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Tecnologia de Produção) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2095
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

348
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.