Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2075
Título: Diagnóstico e análise da ocorrência de excentricidade estática em motores de indução trifásicos, através da aplicação da transformada complexa espacial (Vector de Park)
Autor: Cardoso, António João Marques 
Orientador: Saraiva, Eduardo de Sousa
Palavras-chave: Sistemas de Energia
Data: 31-Mai-1995
Resumo: O trabalho apresentado nesta dissertação refere-se ao desenvolvimento de um método, não invasivo, de diagnóstico da ocorrência de excentricidade estática em motores assíncronos trifásicos. A dissertação encontra-se estruturada em quatro capítulos, o primeiro dos quais, de carácter introdutório, começa por enquadrar o assunto desenvolvido, no âmbito, mais vasto, do Diagnóstico de Avarias em Motores de Indução Trifásicos. Posteriormente, é apresentado, ainda neste primeiro capítulo, o fenómeno da ocorrência de excentricidade em motores de indução, designadamente no que se refere às diversas formas de que se poderá revestir a ocorrência de uma tal anomalia, bem como às suas causas e consequências mais prováveis. A parte final do Capítulo 1 é dedicada à apresentação de uma síntese da literatura publicada no âmbito da temática do Diagnóstico e Análise da Ocorrência de Excentricidade em Motores de Indução. No Capítulo 2 são, inicialmente, apresentadas as principais razões subjacentes ao desenvolvimento do método de diagnóstico proposto, bem como os princípios teóricos em que se baseia. Uma vez definida a essência da estratégia de diagnóstico desenvolvida, o Capítulo 2 descreve, pormenorizadamente, a montagem concebida para a realização dos ensaios laboratoriais, bem como os sistemas de instrumentação de diagnóstico desenvolvidos, e apresenta, ainda, diversos resultados experimentalmente obtidos. O desenvolvimento de factores de severidade capazes de proporcionarem um prognóstico acerca da gravidade da avaria e a realização de ensaios em ambiente industrial, constituem outros dos assuntos abordados no Capítulo 2. No Capítulo 3 são desenvolvidos os aspectos referentes à modelização e simulação do funcionamento de motores de indução trifásicos, afectados pela ocorrência de excentricidade estática. No Capítulo 4 são apresentadas as conclusões gerais respeitantes ao desenvolvimento do trabalho a que se refere esta dissertação e são, ainda, apontadas diversas sugestões para desenvolvimento futuro, no âmbito do assunto tratado. Uma lista com a indicação de oitenta e nove referências bibliográficas, utilizadas no texto principal, e a inclusão de sete apêndices, completam a dissertação.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2075
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

260
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.