Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2075
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dc.contributor.advisorSaraiva, Eduardo de Sousa-
dc.contributor.authorCardoso, António João Marques-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:04:34Z-
dc.date.available2008-12-04T14:04:34Z-
dc.date.issued1995-05-31en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2075-
dc.descriptionTese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractO trabalho apresentado nesta dissertação refere-se ao desenvolvimento de um método, não invasivo, de diagnóstico da ocorrência de excentricidade estática em motores assíncronos trifásicos. A dissertação encontra-se estruturada em quatro capítulos, o primeiro dos quais, de carácter introdutório, começa por enquadrar o assunto desenvolvido, no âmbito, mais vasto, do Diagnóstico de Avarias em Motores de Indução Trifásicos. Posteriormente, é apresentado, ainda neste primeiro capítulo, o fenómeno da ocorrência de excentricidade em motores de indução, designadamente no que se refere às diversas formas de que se poderá revestir a ocorrência de uma tal anomalia, bem como às suas causas e consequências mais prováveis. A parte final do Capítulo 1 é dedicada à apresentação de uma síntese da literatura publicada no âmbito da temática do Diagnóstico e Análise da Ocorrência de Excentricidade em Motores de Indução. No Capítulo 2 são, inicialmente, apresentadas as principais razões subjacentes ao desenvolvimento do método de diagnóstico proposto, bem como os princípios teóricos em que se baseia. Uma vez definida a essência da estratégia de diagnóstico desenvolvida, o Capítulo 2 descreve, pormenorizadamente, a montagem concebida para a realização dos ensaios laboratoriais, bem como os sistemas de instrumentação de diagnóstico desenvolvidos, e apresenta, ainda, diversos resultados experimentalmente obtidos. O desenvolvimento de factores de severidade capazes de proporcionarem um prognóstico acerca da gravidade da avaria e a realização de ensaios em ambiente industrial, constituem outros dos assuntos abordados no Capítulo 2. No Capítulo 3 são desenvolvidos os aspectos referentes à modelização e simulação do funcionamento de motores de indução trifásicos, afectados pela ocorrência de excentricidade estática. No Capítulo 4 são apresentadas as conclusões gerais respeitantes ao desenvolvimento do trabalho a que se refere esta dissertação e são, ainda, apontadas diversas sugestões para desenvolvimento futuro, no âmbito do assunto tratado. Uma lista com a indicação de oitenta e nove referências bibliográficas, utilizadas no texto principal, e a inclusão de sete apêndices, completam a dissertação.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectSistemas de Energiaen_US
dc.titleDiagnóstico e análise da ocorrência de excentricidade estática em motores de indução trifásicos, através da aplicação da transformada complexa espacial (Vector de Park)en_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
crisitem.author.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.orcid0000-0001-8992-3466-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento
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