Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/2075
Title: Diagnóstico e análise da ocorrência de excentricidade estática em motores de indução trifásicos, através da aplicação da transformada complexa espacial (Vector de Park)
Authors: Cardoso, António João Marques 
Orientador: Saraiva, Eduardo de Sousa
Keywords: Sistemas de Energia
Issue Date: 31-May-1995
Abstract: O trabalho apresentado nesta dissertação refere-se ao desenvolvimento de um método, não invasivo, de diagnóstico da ocorrência de excentricidade estática em motores assíncronos trifásicos. A dissertação encontra-se estruturada em quatro capítulos, o primeiro dos quais, de carácter introdutório, começa por enquadrar o assunto desenvolvido, no âmbito, mais vasto, do Diagnóstico de Avarias em Motores de Indução Trifásicos. Posteriormente, é apresentado, ainda neste primeiro capítulo, o fenómeno da ocorrência de excentricidade em motores de indução, designadamente no que se refere às diversas formas de que se poderá revestir a ocorrência de uma tal anomalia, bem como às suas causas e consequências mais prováveis. A parte final do Capítulo 1 é dedicada à apresentação de uma síntese da literatura publicada no âmbito da temática do Diagnóstico e Análise da Ocorrência de Excentricidade em Motores de Indução. No Capítulo 2 são, inicialmente, apresentadas as principais razões subjacentes ao desenvolvimento do método de diagnóstico proposto, bem como os princípios teóricos em que se baseia. Uma vez definida a essência da estratégia de diagnóstico desenvolvida, o Capítulo 2 descreve, pormenorizadamente, a montagem concebida para a realização dos ensaios laboratoriais, bem como os sistemas de instrumentação de diagnóstico desenvolvidos, e apresenta, ainda, diversos resultados experimentalmente obtidos. O desenvolvimento de factores de severidade capazes de proporcionarem um prognóstico acerca da gravidade da avaria e a realização de ensaios em ambiente industrial, constituem outros dos assuntos abordados no Capítulo 2. No Capítulo 3 são desenvolvidos os aspectos referentes à modelização e simulação do funcionamento de motores de indução trifásicos, afectados pela ocorrência de excentricidade estática. No Capítulo 4 são apresentadas as conclusões gerais respeitantes ao desenvolvimento do trabalho a que se refere esta dissertação e são, ainda, apontadas diversas sugestões para desenvolvimento futuro, no âmbito do assunto tratado. Uma lista com a indicação de oitenta e nove referências bibliográficas, utilizadas no texto principal, e a inclusão de sete apêndices, completam a dissertação.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/2075
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

124
checked on Sep 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.