Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2074
Title: Controlo remoto de cargas em redes de distribuição um modelo multiobjectivo de apoio à decisão
Other Titles: Load remote control in electricity distribution networks
Authors: Jorge, Humberto Manuel Matos 
Orientador: Martins, António Gomes
Antunes, Carlos Henggeler
Keywords: Sistemas de energia; Redes de distribuição; Programação linear multiobjectivo
Issue Date: 26-Feb-1999
Citation: JORGE, Humberto Manuel Matos - Controlo remoto de cargas em redes de distribuição um modelo multiobjectivo de apoio à decisão. Coimbra, 1998.
Abstract: Este trabalho apresenta uma aproximação multiobjectivo para a resolução do problema do controlo remoto de cargas com o estabelecimento de um modelo que formaliza as preocupações dominantes de um agente de decisão típico no contexto controlo centralizado ao nível do despacho de redes de distribuição de electricidade. A formulação do modelo, baseado em programação linear multiobjectivo incluindo variáveis binárias, apresenta um tratamento global de aspectos de natureza técnica, económica e de qualidade de serviço, que normalmente não se encontram tratados integradamente em propostas metodológicas anteriores. O modelo de apoio à decisão desenvolvido permite ter em linha de conta as principais preocupações em jogo num programa de controlo remoto de cargas, ao considerar como funções objectivo a minimização da ponta do diagrama de cargas visto pela distribuidora, a maximização dos lucros obtidos com a venda da energia necessária para assegurar os serviços de energia fornecidos pelas cargas controladas, e a minimização da degradação da qualidade de serviço causada pelas acções de controlo. Além disso, acautela o tratamento discreto de variáveis que são intrinsecamente discretas, produzindo resultados que não necessitam de pós-processamento de discretização para serem directammente utilizáveis, evitando simultaneamente desvios relativamente à resolução escolhida. Para além destes aspectos de modelação multiobjectivo do problema principal, foi necessário construir a base de representação da realidade física sobre a qual se concretizam os procedimentos de controlo remoto. De facto, foi necessário utilizar um modelo fisicamente baseado de carga de aquecimento eléctrico de água e construir um modelo de representação de grupos com um número significativo de cargas semelhantes que permita avaliar a respectiva contribuição para o diagrama de cargas global da rede, tanto em regime de funcionamento espontâneo como em regime controlado remotamente.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2074
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

327
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.