Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2074
Título: Controlo remoto de cargas em redes de distribuição um modelo multiobjectivo de apoio à decisão
Outros títulos: Load remote control in electricity distribution networks
Autor: Jorge, Humberto Manuel Matos 
Orientador: Martins, António Gomes
Antunes, Carlos Henggeler
Palavras-chave: Sistemas de energia; Redes de distribuição; Programação linear multiobjectivo
Data: 26-Fev-1999
Citação: JORGE, Humberto Manuel Matos - Controlo remoto de cargas em redes de distribuição um modelo multiobjectivo de apoio à decisão. Coimbra, 1998.
Resumo: Este trabalho apresenta uma aproximação multiobjectivo para a resolução do problema do controlo remoto de cargas com o estabelecimento de um modelo que formaliza as preocupações dominantes de um agente de decisão típico no contexto controlo centralizado ao nível do despacho de redes de distribuição de electricidade. A formulação do modelo, baseado em programação linear multiobjectivo incluindo variáveis binárias, apresenta um tratamento global de aspectos de natureza técnica, económica e de qualidade de serviço, que normalmente não se encontram tratados integradamente em propostas metodológicas anteriores. O modelo de apoio à decisão desenvolvido permite ter em linha de conta as principais preocupações em jogo num programa de controlo remoto de cargas, ao considerar como funções objectivo a minimização da ponta do diagrama de cargas visto pela distribuidora, a maximização dos lucros obtidos com a venda da energia necessária para assegurar os serviços de energia fornecidos pelas cargas controladas, e a minimização da degradação da qualidade de serviço causada pelas acções de controlo. Além disso, acautela o tratamento discreto de variáveis que são intrinsecamente discretas, produzindo resultados que não necessitam de pós-processamento de discretização para serem directammente utilizáveis, evitando simultaneamente desvios relativamente à resolução escolhida. Para além destes aspectos de modelação multiobjectivo do problema principal, foi necessário construir a base de representação da realidade física sobre a qual se concretizam os procedimentos de controlo remoto. De facto, foi necessário utilizar um modelo fisicamente baseado de carga de aquecimento eléctrico de água e construir um modelo de representação de grupos com um número significativo de cargas semelhantes que permita avaliar a respectiva contribuição para o diagrama de cargas global da rede, tanto em regime de funcionamento espontâneo como em regime controlado remotamente.
Descrição: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Sistemas de Energia) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2074
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

328
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.