Title: Cultura e padronização : produção e novas técnicas noticiosas nas seções "últimas notícias", da Sic Online e da Globo.com(G1)
Authors: Correia, Roberta de Almeida 
Keywords: Webjornalismo;Cibercultura;Jornalismo electrónico
Issue Date: 2010
Citation: CORREIA, Roberta de Almeida - Cultura e padronização : produção e novas técnicas noticiosas nas seções "últimas notícias", da Sic Online e da Globo.com(G1). Coimbra : [s.n.], 2010
Abstract: Para acompanhar a era digital proporcionada pela Internet, as emissoras de televisão perceberam a importância de aperfeiçoar os conteúdos voltados para um novo público, este bem mais participativo e exigente. A mudança na maneira de pensar, agir e consumir informação é baseada na reestruturação cultural estabelecida a partir da Internet, denominada cibercultura. No contexto jornalístico, a necessidade de se criar portais noticiosos leva a uma aproximação das emissoras com os internautas, de maneira a mantê-los informados mesmo depois das edições dos telejornais. A Internet oferece, inclusive, possibilidades de conteúdo enriquecido com complementos não-textuais, como a fotografia, o vídeo, a infografia entre outros. Os links também levam a proporções inimagináveis o aprofundamento das notícias. Apesar das vantagens advindas da rede, questiona-se sobre a padronização do conteúdo, já que uma significativa parte dos portais informativos utiliza reportagens elaboradas por agências de notícias contratadas e não pelo próprio portal, especialmente quando se trata de notícias instantâneas ou notícias de última hora, onde o intervalo de um conteúdo para outro possui extremidades mínimas. Para tanto, nesta dissertação são analisadas as seções “últimas notícias” de dois portais televisivos, sendo um português: “Sic Online” – de propriedade da Sociedade Independente de Comunicação (Sic); e outro brasileiro: “Globo.com (G1)” – sob o domínio da Rede Globo. O objetivo é comparar os dois portais, tentando verificar possíveis semelhanças na produção das seções “últimas notícias” e aferir até que ponto vai à padronização desses meios de comunicação, no que diz respeito às novas técnicas noticiosas. Para isso, verificam-se as origens das notícias, as editorias mais abordadas, as frequências das atualizações e os recursos complementares aos textos com maior visibilidade.
Description: Dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo (Webjornalismo), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/20415
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

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