Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20415
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dc.contributor.advisorSantos, Sílvio Correia-
dc.contributor.advisorPrado, Ana Lúcia-
dc.contributor.authorCorreia, Roberta de Almeida-
dc.date.accessioned2012-07-18T15:31:06Z-
dc.date.available2012-07-18T15:31:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCORREIA, Roberta de Almeida - Cultura e padronização : produção e novas técnicas noticiosas nas seções "últimas notícias", da Sic Online e da Globo.com(G1). Coimbra : [s.n.], 2010por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20415-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo (Webjornalismo), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractPara acompanhar a era digital proporcionada pela Internet, as emissoras de televisão perceberam a importância de aperfeiçoar os conteúdos voltados para um novo público, este bem mais participativo e exigente. A mudança na maneira de pensar, agir e consumir informação é baseada na reestruturação cultural estabelecida a partir da Internet, denominada cibercultura. No contexto jornalístico, a necessidade de se criar portais noticiosos leva a uma aproximação das emissoras com os internautas, de maneira a mantê-los informados mesmo depois das edições dos telejornais. A Internet oferece, inclusive, possibilidades de conteúdo enriquecido com complementos não-textuais, como a fotografia, o vídeo, a infografia entre outros. Os links também levam a proporções inimagináveis o aprofundamento das notícias. Apesar das vantagens advindas da rede, questiona-se sobre a padronização do conteúdo, já que uma significativa parte dos portais informativos utiliza reportagens elaboradas por agências de notícias contratadas e não pelo próprio portal, especialmente quando se trata de notícias instantâneas ou notícias de última hora, onde o intervalo de um conteúdo para outro possui extremidades mínimas. Para tanto, nesta dissertação são analisadas as seções “últimas notícias” de dois portais televisivos, sendo um português: “Sic Online” – de propriedade da Sociedade Independente de Comunicação (Sic); e outro brasileiro: “Globo.com (G1)” – sob o domínio da Rede Globo. O objetivo é comparar os dois portais, tentando verificar possíveis semelhanças na produção das seções “últimas notícias” e aferir até que ponto vai à padronização desses meios de comunicação, no que diz respeito às novas técnicas noticiosas. Para isso, verificam-se as origens das notícias, as editorias mais abordadas, as frequências das atualizações e os recursos complementares aos textos com maior visibilidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectWebjornalismopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectJornalismo electrónicopor
dc.titleCultura e padronização : produção e novas técnicas noticiosas nas seções "últimas notícias", da Sic Online e da Globo.com(G1)por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6208-7311-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
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