Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20415
Title: Cultura e padronização : produção e novas técnicas noticiosas nas seções "últimas notícias", da Sic Online e da Globo.com(G1)
Authors: Correia, Roberta de Almeida 
Orientador: Santos, Sílvio Correia
Prado, Ana Lúcia
Keywords: Webjornalismo; Cibercultura; Jornalismo electrónico
Issue Date: 2010
Citation: CORREIA, Roberta de Almeida - Cultura e padronização : produção e novas técnicas noticiosas nas seções "últimas notícias", da Sic Online e da Globo.com(G1). Coimbra : [s.n.], 2010
Abstract: Para acompanhar a era digital proporcionada pela Internet, as emissoras de televisão perceberam a importância de aperfeiçoar os conteúdos voltados para um novo público, este bem mais participativo e exigente. A mudança na maneira de pensar, agir e consumir informação é baseada na reestruturação cultural estabelecida a partir da Internet, denominada cibercultura. No contexto jornalístico, a necessidade de se criar portais noticiosos leva a uma aproximação das emissoras com os internautas, de maneira a mantê-los informados mesmo depois das edições dos telejornais. A Internet oferece, inclusive, possibilidades de conteúdo enriquecido com complementos não-textuais, como a fotografia, o vídeo, a infografia entre outros. Os links também levam a proporções inimagináveis o aprofundamento das notícias. Apesar das vantagens advindas da rede, questiona-se sobre a padronização do conteúdo, já que uma significativa parte dos portais informativos utiliza reportagens elaboradas por agências de notícias contratadas e não pelo próprio portal, especialmente quando se trata de notícias instantâneas ou notícias de última hora, onde o intervalo de um conteúdo para outro possui extremidades mínimas. Para tanto, nesta dissertação são analisadas as seções “últimas notícias” de dois portais televisivos, sendo um português: “Sic Online” – de propriedade da Sociedade Independente de Comunicação (Sic); e outro brasileiro: “Globo.com (G1)” – sob o domínio da Rede Globo. O objetivo é comparar os dois portais, tentando verificar possíveis semelhanças na produção das seções “últimas notícias” e aferir até que ponto vai à padronização desses meios de comunicação, no que diz respeito às novas técnicas noticiosas. Para isso, verificam-se as origens das notícias, as editorias mais abordadas, as frequências das atualizações e os recursos complementares aos textos com maior visibilidade.
Description: Dissertação de mestrado em Comunicação e Jornalismo (Webjornalismo), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20415
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE OK.PDF2.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

379
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 50

616
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.