Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/20400
Title: Validação de Sistemas Informáticos na Indústria Farmacêutica
Authors: Marques, Duarte Augusto 
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Sistema Informático; Validação
Issue Date: Jul-2009
Citation: MARQUES, Duarte Augusto - Validação de sistemas informáticos na indústria farmacêutica. Coimbra:[s.n.]2009. Dissertação de Mestrado
Serial title, monograph or event: Validação de sistemas informáticos na indústria farmacêutica
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta dissertação foi realizada no âmbito da validação de sistemas informáticos na Indústria Farmacêutica. O principal objectivo das actividades de validação de um sistema informático na indústria farmacêutica é o de salvaguardar a segurança do paciente, a qualidade do produto, e a integridade dos dados. A segurança dos pacientes é afectada pela integridade dos registos críticos, dados e decisões, bem como pelos aspectos que afectam os atributos físicos do produto. Este documento pretende, portanto, dar a conhecer de uma maneira geral do que trata a validação de sistemas informáticos dando ênfase especial à aplicação deste processo no ambiente altamente regulamentado da indústria farmacêutica. Aplicando esta abordagem na empresa Bluepharma, foi definido o âmbito desta validação através de uma avaliação de riscos e de um plano mestre de validação, que identificaram o software ERP implementado e as infra-estruturas que o suportam como sendo os mais críticos. O sistema em causa é o MySAP ERP 2005 e gere toda a actividade na empresa desde a compra de matéria-prima até à venda e distribuição de produto acabado. A validação é ainda um processo de ciclo de vida, tendo começado em 2002 aquando da introdução da primeira versão do software SAP na empresa, módulos MM, FI/CO, QM, SD e PP-PI. Em 2006 foi feita a actualização para a versão MySAP ERP 2005 com a adição dos módulos PM e WM com os respectivos interfaces de rádio-frequência. Surge então a necessidade de conduzir todos estes módulos ao longo do processo de validação, que inclui a qualificação e teste das suas funcionalidades, uma vez que existe interacção e ligação entre os seus processos. Assegurando que a documentação que suporta a manutenção deste sistema é a adequada.
Description: Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/20400
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Duarte_Marques_2007100447_2009_rf.pdf991.87 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

275
checked on Oct 21, 2020

Download(s) 20

1,014
checked on Oct 21, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.