Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/2009
Title: | Consideração da temperatura no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis | Authors: | Santos, Luís Guilherme de Picado | Keywords: | Ordenamento do Território e Transportes; Engenharia Civil | Issue Date: | 21-Apr-1995 | Citation: | SANTOS, Luís Guilherme de Picado - Consideração da temperatura no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis. Coimbra : [s.n.], 1995. 367 p. | Abstract: | Nos pavimentos rodoviários flexíveis, é a combinação de dois tipos de acções, temperatura e tráfego, que tem como resultado o acumular de dano num pavimento rodoviário. Estas acções apresentam uma variabilidade que os métodos actuais de dimensionamento de pavimentos rodoviários têm em conta de forma muito simplificada, o que leva a adoptar margens de segurança elevadas no dimensionamento. O grande objectivo deste estudo foi o estabelecimento de processos simples para a obtenção de distribuições mais representativas (por exemplo de periodicidade horária) da temperatura nas camadas betuminosas e do tráfego de pesados que, no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis, permitissem conseguir uma melhor aproximação ao seu comportamento real durante o período de serviço. Foi validado um método de cálculo de distribuição de tráfego, que permitiu, por sua vez, validar dois processos para o cálculo das distribuições da temperatura, os quais correspondem a géneses diferentes: um utiliza «temperaturas equivalentes», em que a obtenção destas passa pelo conhecimento do dano no pavimento, pelo que depende do método de dimensionamento utilizado; no outro as temperaturas são obtidas pelo conhecimento do relacionamento entre temperaturas do ar e temperaturas no pavimento, pelo que não dependem de mais nenhum factor. Essas distribuições, uma vez estabelecidas, foram validadas para todo o país, o que tem um interesse prático assinalável, não só por conduzir a melhores projectos mas também por se ficar a conhecer a diversidade de comportamentos para diferentes regiões. | Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil-Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/2009 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.