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https://hdl.handle.net/10316/2009
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santos, Luís Guilherme de Picado | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T13:58:12Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T13:58:12Z | - |
dc.date.issued | 1995-04-21 | en_US |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luís Guilherme de Picado - Consideração da temperatura no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis. Coimbra : [s.n.], 1995. 367 p. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/2009 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil-Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Nos pavimentos rodoviários flexíveis, é a combinação de dois tipos de acções, temperatura e tráfego, que tem como resultado o acumular de dano num pavimento rodoviário. Estas acções apresentam uma variabilidade que os métodos actuais de dimensionamento de pavimentos rodoviários têm em conta de forma muito simplificada, o que leva a adoptar margens de segurança elevadas no dimensionamento. O grande objectivo deste estudo foi o estabelecimento de processos simples para a obtenção de distribuições mais representativas (por exemplo de periodicidade horária) da temperatura nas camadas betuminosas e do tráfego de pesados que, no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis, permitissem conseguir uma melhor aproximação ao seu comportamento real durante o período de serviço. Foi validado um método de cálculo de distribuição de tráfego, que permitiu, por sua vez, validar dois processos para o cálculo das distribuições da temperatura, os quais correspondem a géneses diferentes: um utiliza «temperaturas equivalentes», em que a obtenção destas passa pelo conhecimento do dano no pavimento, pelo que depende do método de dimensionamento utilizado; no outro as temperaturas são obtidas pelo conhecimento do relacionamento entre temperaturas do ar e temperaturas no pavimento, pelo que não dependem de mais nenhum factor. Essas distribuições, uma vez estabelecidas, foram validadas para todo o país, o que tem um interesse prático assinalável, não só por conduzir a melhores projectos mas também por se ficar a conhecer a diversidade de comportamentos para diferentes regiões. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Ordenamento do Território e Transportes | en_US |
dc.subject | Engenharia Civil | en_US |
dc.title | Consideração da temperatura no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-2072-3188 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
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