Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2009
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Luís Guilherme de Picado-
dc.date.accessioned2008-12-04T13:58:12Z-
dc.date.available2008-12-04T13:58:12Z-
dc.date.issued1995-04-21en_US
dc.identifier.citationSANTOS, Luís Guilherme de Picado - Consideração da temperatura no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis. Coimbra : [s.n.], 1995. 367 p.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2009-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil-Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractNos pavimentos rodoviários flexíveis, é a combinação de dois tipos de acções, temperatura e tráfego, que tem como resultado o acumular de dano num pavimento rodoviário. Estas acções apresentam uma variabilidade que os métodos actuais de dimensionamento de pavimentos rodoviários têm em conta de forma muito simplificada, o que leva a adoptar margens de segurança elevadas no dimensionamento. O grande objectivo deste estudo foi o estabelecimento de processos simples para a obtenção de distribuições mais representativas (por exemplo de periodicidade horária) da temperatura nas camadas betuminosas e do tráfego de pesados que, no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveis, permitissem conseguir uma melhor aproximação ao seu comportamento real durante o período de serviço. Foi validado um método de cálculo de distribuição de tráfego, que permitiu, por sua vez, validar dois processos para o cálculo das distribuições da temperatura, os quais correspondem a géneses diferentes: um utiliza «temperaturas equivalentes», em que a obtenção destas passa pelo conhecimento do dano no pavimento, pelo que depende do método de dimensionamento utilizado; no outro as temperaturas são obtidas pelo conhecimento do relacionamento entre temperaturas do ar e temperaturas no pavimento, pelo que não dependem de mais nenhum factor. Essas distribuições, uma vez estabelecidas, foram validadas para todo o país, o que tem um interesse prático assinalável, não só por conduzir a melhores projectos mas também por se ficar a conhecer a diversidade de comportamentos para diferentes regiões.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectOrdenamento do Território e Transportesen_US
dc.subjectEngenharia Civilen_US
dc.titleConsideração da temperatura no dimensionamento de pavimentos rodoviários flexíveisen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.orcid0000-0003-2072-3188-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

501
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.