Title: Relatório final de estágio pedagógico
Authors: Galamba, Carlos Manuel Rodrigues 
Keywords: Estagiários de educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2010
Abstract: Neste resumo, o Professor Estagiário fará uma referência breve aos aspectos mais relevantes que aconteceram ao longo deste ano lectivo, durante a realização deste Estágio Pedagógico. Este contempla um conjunto de tarefas que proporcionam a organização, estruturação e realização do processo de ensino-aprendizagem. Estas actividades provocam nos intervenientes, a tomada de consciência de como o ensino é estruturado e de como é realizado e, é neste momento que temos que ter consciência da importância dos conhecimentos adquiridos e da sua aplicação em situações reais de leccionação. Começou então uma nova etapa, e como tal, surge sempre acompanhada de alguns medos, receios e expectativas, como resultado dos conhecimentos já adquiridos ao longo da nossa vida, quer sejam de carácter pessoal, académico ou profissional. Neste caso os principais receios tinham a ver sobretudo com a Escola, o Orientador, o Co-Orientador o Núcleo de Estágio e a Turma. Ultrapassados os receios iniciais, houve a necessidade de começar a planear, para tal foi necessário conhecer a Escola (espaços e materiais), os programas e a turma em actividade. Aqui, começou a sentir a importância que o trabalho de grupo tem na realização de projectos com qualidade acrescida. Durante a sua intervenção pedagógica e no sentido de fomentar o sucesso dos seus alunos o professor promoveu aprendizagens no âmbito de um currículo, com base numa relação pedagógica de qualidade, integrando, com critérios de rigor científico e metodológico e conhecimentos das áreas que o alicerçam. Procurou criar um clima positivo em todas as suas aulas, com dinâmica e com elevado tempo de empenhamento motor e efectivo de aprendizagem, não descurando as outras duas grandes dimensões, Gestão e Instrução. Reconhece que este ano foi bastante enriquecedor em termos de conhecimentos adquiridos. Conhecimentos tão abrangentes quanto a complexidade e diversidade que o desenvolvimento de uma actividade no meio escolar, seja ela qual for, proporcionam. Considera importante não só a formação contínua na sua área científica mas também noutras áreas do saber. Reconhece a importância que a supervisão pedagógica teve na sua formação e evolução enquanto professor ao longo deste ano lectivo.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/19968
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final de Estágio Pedagógico.pdf585.53 kBAdobe PDFView/Open
RESUMO.pdf143.43 kBAdobe PDFView/Open
ABSTRACT.pdf146.06 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.