Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19968
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.advisorMiranda, António-
dc.contributor.authorGalamba, Carlos Manuel Rodrigues-
dc.date.accessioned2012-05-11T14:13:23Z-
dc.date.available2012-05-11T14:13:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/19968-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractNeste resumo, o Professor Estagiário fará uma referência breve aos aspectos mais relevantes que aconteceram ao longo deste ano lectivo, durante a realização deste Estágio Pedagógico. Este contempla um conjunto de tarefas que proporcionam a organização, estruturação e realização do processo de ensino-aprendizagem. Estas actividades provocam nos intervenientes, a tomada de consciência de como o ensino é estruturado e de como é realizado e, é neste momento que temos que ter consciência da importância dos conhecimentos adquiridos e da sua aplicação em situações reais de leccionação. Começou então uma nova etapa, e como tal, surge sempre acompanhada de alguns medos, receios e expectativas, como resultado dos conhecimentos já adquiridos ao longo da nossa vida, quer sejam de carácter pessoal, académico ou profissional. Neste caso os principais receios tinham a ver sobretudo com a Escola, o Orientador, o Co-Orientador o Núcleo de Estágio e a Turma. Ultrapassados os receios iniciais, houve a necessidade de começar a planear, para tal foi necessário conhecer a Escola (espaços e materiais), os programas e a turma em actividade. Aqui, começou a sentir a importância que o trabalho de grupo tem na realização de projectos com qualidade acrescida. Durante a sua intervenção pedagógica e no sentido de fomentar o sucesso dos seus alunos o professor promoveu aprendizagens no âmbito de um currículo, com base numa relação pedagógica de qualidade, integrando, com critérios de rigor científico e metodológico e conhecimentos das áreas que o alicerçam. Procurou criar um clima positivo em todas as suas aulas, com dinâmica e com elevado tempo de empenhamento motor e efectivo de aprendizagem, não descurando as outras duas grandes dimensões, Gestão e Instrução. Reconhece que este ano foi bastante enriquecedor em termos de conhecimentos adquiridos. Conhecimentos tão abrangentes quanto a complexidade e diversidade que o desenvolvimento de uma actividade no meio escolar, seja ela qual for, proporcionam. Considera importante não só a formação contínua na sua área científica mas também noutras áreas do saber. Reconhece a importância que a supervisão pedagógica teve na sua formação e evolução enquanto professor ao longo deste ano lectivo.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstagiários de educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio pedagógicopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio Pedagógico.pdf585.53 kBAdobe PDFView/Open
RESUMO.pdf143.43 kBAdobe PDFView/Open
ABSTRACT.pdf146.06 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

298
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 5

7,119
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.