Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/19965
Título: Relatório Final de Estágio
Autor: Silva, Débora Antunes Cotrim da 
Orientador: Massart, Alain Guy
Moreira, João
Palavras-chave: Ensino da educação física; Prática pedagógica; Formação de professores; Estágio pedagógico
Data: 2010
Resumo: O presente trabalho visava a elaboração do Relatório Final de Estágio Pedagógico, sendo realizado como parte integrante e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi consumado na Escola Secundária da Lousã durante o ano lectivo de 2009/2010, tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação em contexto prático dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer dos 1º e 2 º semestres do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada em situação real, com vista à profissionalização de docentes de Educação Física competentes e capazes da sua profissão. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas na prossecução do Estágio Pedagógico, com o objectivo primordial de descrever e reflectir sobre as essas actividades pretendendo-se realizar uma introspecção de todo o trabalho desenvolvido e conhecimentos dele derivado ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões inseridas no mesmo, Actividades de Ensino – Aprendizagem e Atitude Ético – Profissional, considerando-se as principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários: Planeamento, Realização e Avaliação. As aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, impacto do estágio na realidade escolar e análise e perspectiva de formação inicial e contínua também foram abordados de uma forma crítica e reflexiva. Nas instituições escolares actuais, o perfil do professor aponta para alguém competente e capaz, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. Assim, o Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, tão necessárias ao desempenhar da profissão.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/19965
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_Débora Silva.pdf562.1 kBAdobe PDFVer/Abrir
Resumo_Abstract_Débora Silva.pdf63.03 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

317
Visto em 16/abr/2024

Downloads

325
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.