Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/19965
Título: | Relatório Final de Estágio | Autor: | Silva, Débora Antunes Cotrim da | Orientador: | Massart, Alain Guy Moreira, João |
Palavras-chave: | Ensino da educação física; Prática pedagógica; Formação de professores; Estágio pedagógico | Data: | 2010 | Resumo: | O presente trabalho visava a elaboração do Relatório Final de Estágio Pedagógico, sendo realizado como parte integrante e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi consumado na Escola Secundária da Lousã durante o ano lectivo de 2009/2010, tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação em contexto prático dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer dos 1º e 2 º semestres do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada em situação real, com vista à profissionalização de docentes de Educação Física competentes e capazes da sua profissão. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas na prossecução do Estágio Pedagógico, com o objectivo primordial de descrever e reflectir sobre as essas actividades pretendendo-se realizar uma introspecção de todo o trabalho desenvolvido e conhecimentos dele derivado ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões inseridas no mesmo, Actividades de Ensino – Aprendizagem e Atitude Ético – Profissional, considerando-se as principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários: Planeamento, Realização e Avaliação. As aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, impacto do estágio na realidade escolar e análise e perspectiva de formação inicial e contínua também foram abordados de uma forma crítica e reflexiva. Nas instituições escolares actuais, o perfil do professor aponta para alguém competente e capaz, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. Assim, o Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, tão necessárias ao desempenhar da profissão. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/19965 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_Débora Silva.pdf | 562.1 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Resumo_Abstract_Débora Silva.pdf | 63.03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
379
Visto em 15/out/2024
Downloads
406
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.