Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/19965
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Massart, Alain Guy | - |
dc.contributor.advisor | Moreira, João | - |
dc.contributor.author | Silva, Débora Antunes Cotrim da | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-11T11:13:19Z | - |
dc.date.available | 2012-05-11T11:13:19Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/19965 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra | por |
dc.description.abstract | O presente trabalho visava a elaboração do Relatório Final de Estágio Pedagógico, sendo realizado como parte integrante e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi consumado na Escola Secundária da Lousã durante o ano lectivo de 2009/2010, tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação em contexto prático dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer dos 1º e 2 º semestres do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada em situação real, com vista à profissionalização de docentes de Educação Física competentes e capazes da sua profissão. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas na prossecução do Estágio Pedagógico, com o objectivo primordial de descrever e reflectir sobre as essas actividades pretendendo-se realizar uma introspecção de todo o trabalho desenvolvido e conhecimentos dele derivado ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões inseridas no mesmo, Actividades de Ensino – Aprendizagem e Atitude Ético – Profissional, considerando-se as principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários: Planeamento, Realização e Avaliação. As aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, impacto do estágio na realidade escolar e análise e perspectiva de formação inicial e contínua também foram abordados de uma forma crítica e reflexiva. Nas instituições escolares actuais, o perfil do professor aponta para alguém competente e capaz, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. Assim, o Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, tão necessárias ao desempenhar da profissão. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.title | Relatório Final de Estágio | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.researchunit | CIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-3977-7266 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio_Débora Silva.pdf | 562.1 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Resumo_Abstract_Débora Silva.pdf | 63.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
379
checked on Oct 15, 2024
Download(s)
406
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.