Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/19965
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMassart, Alain Guy-
dc.contributor.advisorMoreira, João-
dc.contributor.authorSilva, Débora Antunes Cotrim da-
dc.date.accessioned2012-05-11T11:13:19Z-
dc.date.available2012-05-11T11:13:19Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/19965-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente trabalho visava a elaboração do Relatório Final de Estágio Pedagógico, sendo realizado como parte integrante e conclusivo do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico foi consumado na Escola Secundária da Lousã durante o ano lectivo de 2009/2010, tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação em contexto prático dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer dos 1º e 2 º semestres do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada em situação real, com vista à profissionalização de docentes de Educação Física competentes e capazes da sua profissão. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas na prossecução do Estágio Pedagógico, com o objectivo primordial de descrever e reflectir sobre as essas actividades pretendendo-se realizar uma introspecção de todo o trabalho desenvolvido e conhecimentos dele derivado ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões inseridas no mesmo, Actividades de Ensino – Aprendizagem e Atitude Ético – Profissional, considerando-se as principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários: Planeamento, Realização e Avaliação. As aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas, impacto do estágio na realidade escolar e análise e perspectiva de formação inicial e contínua também foram abordados de uma forma crítica e reflexiva. Nas instituições escolares actuais, o perfil do professor aponta para alguém competente e capaz, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. Assim, o Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e favorecendo a aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, tão necessárias ao desempenhar da profissão.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.titleRelatório Final de Estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3977-7266-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Débora Silva.pdf562.1 kBAdobe PDFView/Open
Resumo_Abstract_Débora Silva.pdf63.03 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

317
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

325
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.