Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/1987
Title: Elementos mistos em projecto óptimo de estruturas
Authors: Leal, Rogério Augusto da Costa Pereira 
Keywords: Mecânica Estrutural; Engenharia Mecânica
Issue Date: 13-Jul-1992
Citation: LEAL, Rogério Augusto da Costa Pereira - Elementos mistos em projecto óptimo de estruturas. Coimbra : Secção de Textos da FCTUC, 1992. 303 p.
Abstract: Na presente tese são analisados aspectos relacionados com a optimização de estruturas. Assim, desenvolve-se um método numérico para análise que oferece a vantagem de fornecer com o mesmo grau de precisão os deslocamentos e as tensões, ao contrário do que sucede com o método dos elementos finitos de deslocamentos. Neste âmbito, ao longo do trabalho apresentam-se: - os conceitos relacionados com o método dos elementos finitos mistos salientando os aspectos que aconselham a sua escolha para resolução de problemas estruturais sem deixar de alertar para as suas dificuldades e limitações; - o enunciado clássico do problema de elasticidade tri-dimensional na sua forma diferencial e diversas formulações decorrentes da aplicação de princípios variacionais tradicionais; - uma formulação diferencial alternativa do problema de elasticidade e a dedução do princípio variacional misto correspondente; - e, finalmente, a aplicação dos funcionais mistos a casos particulares da mecânica estrutural conducentes à obtenção dos elementos adequados para a análise de vigas, placas e elasticidade plana. Desenvolve-se também uma teoria de análise de sensibilidades de estruturas que permite a obtenção sistemática de expressões de sensibilidades ao dimensionamento e à forma, utilizando: - em optimização ao dimensionamento uma técnica variacional baseada no método do Lagrangeano; - em optimização de forma, o mesmo método conjugado com uma técnica de expansões em série de Taylor. Neste caso é ainda considerada a partição do domínio em parte fixa e parte móvel, que justifica a utilização de expressões desenvolvidas em sub-domínios próximos da fronteira variável. Na teoria desenvolvida a diferenciação numérica da resposta estrutural é totalmente evitada, através da utilização do método dos elementos finitos mistos na análise. As expressões gerais obtidas são aplicadas a exemplos que envolvem as variáveis de projecto mais habitualmente usadas no dimensionamento e constrangimentos estáticos, dinâmicos e de estabilidade. Em análise de sensibilidades de estruturas relativamente à geometria, as expressões são aplicadas a funcionais importantes no projecto óptimo de estruturas, nomeadamente o volume, a rigidez e a máxima tensão equivalente de Von Mises.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Mecânica Estrutural) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/1987
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

221
checked on Sep 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.