Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/18603
Título: Os blogues e a genda-setting : influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática
Autor: Araújo, Ana Cláudia Teixeira 
Orientador: Silveirinha, Maria João
Palavras-chave: Comunicação social; Sociedade portuguesa -- blogues
Data: 2011
Citação: ARAÚJO, Ana Cláudia Teixeira - Os blogues e a genda-setting : influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática. Coimbra : [s.n.], 2011
Resumo: A crescente presença e importância dos blogues como ferramentas de transmissão de informação e opiniões é, hoje em dia, vista como um facto na vida política e social contemporânea. Desde o seu aparecimento, há pouco mais de uma dezena de anos, os blogues tiveram um crescimento exponencial, somando, actualmente, mais de 172 milhões. Verifica-se, cada vez mais, que os blogues funcionam como uma espécie de construtores de opiniões, desempenhando, muitas vezes, um papel fundamental na formação de consciências. Este facto torna importante a análise do que determina os temas propostos por essas plataformas. Além da influência nos seus leitores, os blogues podem exercer influência sobre a agenda dos mass media, como já aconteceu no passado. É da consciência do papel desempenhado pelos blogues na sociedade que nasce o desejo de levar a cabo esta dissertação. Propomo-nos, então, a analisar a influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática nacional. Após uma análise dos dados recolhidos de blogues previamente seleccionados e da imprensa, concluímos que este tipo de influência não constitui uma tendência, passando-se, inclusive, o contrário: os autores dos blogues têm tendência a escrever sobre aquilo que a agenda mediática propõe.
The growing presence and importance of the blogs as tools of information and opinion’s transmission is, nowadays regarded as a fact of political and social contemporary life. Since their appearance, about a dozen years ago, blogs had an exponential growth, summing today to more than 172 millions. Blogs have an increasing work as a kind of opinion builders, often fulfilling an important role in conscience’s raising and possibly molding. This makes the analysis of what determines the issues of blogs very important. Besides the influence in their readers, blogs can exert some influence in the agenda of the mass media, like it happened in the past. It’s from the awareness of the role played by the blogs in society that the desire of making this paper is born. We propose ourselves to analyze the influence of the Portuguese blogosphere in the national’s media agenda. After an analysis of the data collected from previous selected blogs and from the press, we conclude that this kind of influence does not constitute a trend. Plus, the opposite occurs: there’s a tendency of the blog authors to write about what the mass media publish.
Descrição: Dissertação de mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18603
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dissertacao-de-Mestrado_Ana-Araujo.pdf2.4 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.