Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/18603
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilveirinha, Maria João-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Cláudia Teixeira-
dc.date.accessioned2012-03-14T15:36:41Z-
dc.date.available2012-03-14T15:36:41Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ana Cláudia Teixeira - Os blogues e a genda-setting : influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática. Coimbra : [s.n.], 2011por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/18603-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA crescente presença e importância dos blogues como ferramentas de transmissão de informação e opiniões é, hoje em dia, vista como um facto na vida política e social contemporânea. Desde o seu aparecimento, há pouco mais de uma dezena de anos, os blogues tiveram um crescimento exponencial, somando, actualmente, mais de 172 milhões. Verifica-se, cada vez mais, que os blogues funcionam como uma espécie de construtores de opiniões, desempenhando, muitas vezes, um papel fundamental na formação de consciências. Este facto torna importante a análise do que determina os temas propostos por essas plataformas. Além da influência nos seus leitores, os blogues podem exercer influência sobre a agenda dos mass media, como já aconteceu no passado. É da consciência do papel desempenhado pelos blogues na sociedade que nasce o desejo de levar a cabo esta dissertação. Propomo-nos, então, a analisar a influência da blogosfera portuguesa na agenda mediática nacional. Após uma análise dos dados recolhidos de blogues previamente seleccionados e da imprensa, concluímos que este tipo de influência não constitui uma tendência, passando-se, inclusive, o contrário: os autores dos blogues têm tendência a escrever sobre aquilo que a agenda mediática propõe.por
dc.description.abstractThe growing presence and importance of the blogs as tools of information and opinion’s transmission is, nowadays regarded as a fact of political and social contemporary life. Since their appearance, about a dozen years ago, blogs had an exponential growth, summing today to more than 172 millions. Blogs have an increasing work as a kind of opinion builders, often fulfilling an important role in conscience’s raising and possibly molding. This makes the analysis of what determines the issues of blogs very important. Besides the influence in their readers, blogs can exert some influence in the agenda of the mass media, like it happened in the past. It’s from the awareness of the role played by the blogs in society that the desire of making this paper is born. We propose ourselves to analyze the influence of the Portuguese blogosphere in the national’s media agenda. After an analysis of the data collected from previous selected blogs and from the press, we conclude that this kind of influence does not constitute a trend. Plus, the opposite occurs: there’s a tendency of the blog authors to write about what the mass media publish.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação socialpor
dc.subjectSociedade portuguesa -- bloguespor
dc.titleOs blogues e a genda-setting : influência da blogosfera portuguesa na agenda mediáticapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedNopor
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Communication, Information and Digital Culture-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0702-3366-
Appears in Collections:FLUC Secção de Comunicação - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertacao-de-Mestrado_Ana-Araujo.pdf2.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

337
checked on Nov 23, 2021

Download(s) 50

567
checked on Nov 23, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.