Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/18141
Título: | Encontros de poetas : voz, silêncio e glifo na obra de Próspero Saíz : o encontro das línguas nos cânticos : p.s. - todos os nomes, todos os poetas | Autor: | Ribeiro, Ana Paula da Costa Cardoso Dantas | Palavras-chave: | Saíz, Próspero -- obra; Poesia; Poética | Data: | 2011 | Citação: | RIBEIRO, Ana Paula da Costa Cardoso Dantas - Encontros de poetas : voz, silêncio e glifo na obra de Próspero Saíz : o encontro das línguas nos cânticos : p.s. - todos os nomes, todos os poetas. Coimbra : [s.n.], 2011 | Resumo: | Atrevo-me a apresentar uma tese de Mestrado académica que foge aos cânones por que se rege esta nossa Faculdade. Mesmo assim, assumindo a transgressão, proponho-me dar a lume esta dissertação que mais não é do que o resultado da investigação e reflexão em que se enquadra a Estética de Recepção na literatura de língua inglesa e dos seus tantos afluentes de costa atlântica. Será uma abordagem muito pessoal, revestida de algum pendor poético, mas que procurará não descurar o rigor no tratamento das temáticas abordadas ao longo deste percurso. A poesia por mim seleccionada tem como gavinha comum um Encontro de Poetas, enquanto estuário do imaginário poético, merecendo especial referência o trilho das novas Descobertas. Transatlânticas, estas marés abarcadoras de continentes vários são receptáculos e arautos de culturas, enquanto elo de contributos relevantes em áreas como as da Mitocrítica, da Tematologia, da Literatura Comparada e da Tradução de Poesia que irão ser aludidas ao longo da exposição, em companhia de poetas que, como eu, têm a poesia por referência. E porque a não concebendo senão enquanto espaço interArtes, numa relação de dependência ou em representações de poesia e artes plásticas, como que se orientando constitutivamente, para harmonia do ser humano, hão-de encontrar-se, de onde em onde, páginas atravessadas por um pássaro do nada,1 o qual, debicando por entre paletas de cores e de ritmos, deixará rasto na mancha do texto. A minha dissertação irá debruçar-se sobre os elementos voz, silêncio e glifo. Os poemas seleccionados, cuja selecção poderá, por si só, ser questionável, ela própria, apresentam-se como um corpus, num modelo de cooperação selectiva, onde as áreas acima descritas poderão ser observadas. Será, em simultâneo, um encontro de inter poetas e inter poemas. A minha relação com os poetas que elegi perfila-se numa linguagem ancorada no simbólico e na subjectividade que tende a direccionar-se quase sempre numa vertente de liberdade, num horizonte de possibilidades mediatizadas pelo contexto social e político, em que a representação da língua desempenha papel preponderante. Nesta minha travessia que tem por barqueiro-mor próspero saíz, não posso deixar de referir o empenhamento que a investigadora Maria Irene Ramalho tem vindo a devotar à inclusão e divulgação da obra deste poeta, designadamente incluindo a sua poesia nos programas da Licenciatura em Estudos Americanos e do Mestrado de Poesia e Poética. E foi assim, ao lhe reconhecer capacidades técnicas e concepções originais de pensamento e de escrita, que decidi dedicar-lhe uma atenção e um cuidado muito especiais enquanto objecto de estudo para a minha tese, não hesitando em elegê-lo como um dos grandes poetas da lírica ocidental, pelo carácter inovador da sua poesia. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Poesia e Poética, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18141 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Mestrado - Ana Paula Ribeiro - Encontros de p.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
658
Visto em 16/out/2024
Downloads 10
1.541
Visto em 16/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.