Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/18112
Título: | A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF | Autor: | Cardoso, Susana Isabel de Jesus | Orientador: | Gomes, Carlos Ferreira | Palavras-chave: | Autoavaliação; CAF; Ensino não universitário; Qualidade | Data: | 14-Nov-2011 | Editora: | FEUC | Citação: | Cardoso, Susana Isabel de Jesus - A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF. Coimbra, 2011 | Resumo: | A escola necessita de definir estratégias para melhorar a Qualidade do sistema educativo. A Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro, aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior e é realçado o carácter obrigatório da autoavaliação. Neste contexto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório que envolveu 114 docentes de quatro agrupamentos de escolas. O objetivo principal era conhecer a perceção destes sobre a autoavaliação do agrupamento onde lecionam. Na recolha de dados foi utilizado um questionário e a informação recolhida foi sujeita a tratamento informático com o programa SPSS. Do estudo conclui-se que a autoavaliação é percecionada como uma realidade já existente nos agrupamentos de escolas. Para uma autoavaliação eficaz, é importante a construção de objetivos, projetos, espaços e recursos comuns nos agrupamentos de escolas. A solicitação de auxílio de uma empresa externa embora eficaz apresenta maior dificuldade na implementação das ações de melhoria, não havendo discrepância quanto ao tempo de concretização do processo. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Ferreira Gomes. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18112 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_SusCard_Final.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.