Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18090
Title: Imagem de marca : um estudo dos vinhos de uma região demarcada
Authors: Marques, Sara Patrícia Azenha Jorge 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Keywords: Imagem de marca; Vinho; Região; Associações à marca.
Issue Date: 15-Dec-2011
Publisher: FEUC
Citation: Marques, Sara Patrícia Azenha Jorge - Imagem de marca : um estudo dos vinhos de uma região demarcada. Coimbra, 2011
Abstract: A marca tem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas e, de forma mais genérica, das organizações em geral, constituindo com frequência um dos seus principais activos. O objectivo deste estudo, é determinar os factores que são considerados, pelas pessoas na análise dos vinhos de uma determinada origem geográfica, bem como identificar grupos com diferentes imagens dos vinhos dessa região. Em particular, investiga-se os grandes aspectos que as pessoas associam aos vinhos da região da Bairrada. Este é um assunto, pouco estudado, mas que é útil para produtores e associações, pois facilita o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes. Os atributos encontrados, foram: a Qualidade / Confiança, a Inovação, a Variedade e a Economia. Realizou-se ainda uma segmentação da amostra com base nesses quatro factores, tendo-se determinado quatro Clusters com percepções diferentes dos vinhos da região da Bairrada.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18090
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
dissertacao_sara_marques_mest_mkt11.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

327
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

305
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.