Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17889
Title: Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
Authors: Calaxa, Helena Maria Vaz 
Orientador: Ferreira, António Gomes Alves
Mano, Margarida
Keywords: Auto-avaliação; Avaliação externa; Qualidade; Lideranças; Eficácia organizacional; Melhoria sustentada
Issue Date: 29-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Calaxa, Helena Maria Vaz - Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças. Coimbra, 2011
Abstract: Com este estudo pretende-se averiguar qual o papel das lideranças na melhoria sustentada, a partir do processo de avaliação das organizações educativas. Trata-se de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, realizado durante o ano lectivo 2010/2011, em que se optou por uma metodologia mista: abordagem qualitativa, onde o instrumento privilegiado para recolha de dados foi a entrevista a uma amostra de lideranças e abordagem quantitativa, através de um questionário submetido a todos os professores. A amostra, no total, é constituída por 68 docentes dos vários ciclos a leccionar no Agrupamento. Os resultados apontam para a existência de lideranças motivadas e evidenciam a existência de um grupo alargado de docentes interessados, participativos e em sintonia com as metas e os objectivos estratégicos definidos para o Agrupamento. O mecanismo de auto- -avaliação, enquanto dispositivo de melhoria sustentada, é valorizado, porém são evidenciadas fragilidades ao nível da sua implementação, bem como na posterior reflexão a partir dos dados obtidos e na consequente introdução efectiva de melhorias.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação sob a orientação de António Gomes Ferreira e Margarida Mano.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17889
Rights: closedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

388
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

53
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.