Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17801
Título: Consumo e encargos : percepção VS realidade : o caso dos consumidores
Autor: Tralhão, Sandra Isabel Correia Serafim. 
Orientador: Barata, Eduardo
Martins, Rita
Palavras-chave: Água; Consumo; Encargo; Percepção; Determinante
Data: 4-Nov-2011
Editora: FEUC
Citação: Tralhão, Sandra Isabel Correia Serafim - Consumo e encargos : percepção VS realidade : o caso dos consumidores. Coimbra, 2011
Resumo: A água é um recurso estratégico para o desenvolvimento económico e social da Humanidade. Neste contexto, as restrições naturais dos recursos hídricos implicam, como aspecto fundamental, a promoção de ganhos de eficiência nos usos. A literatura sugere que as políticas de fomento da utilização racional da água devem ser alicerçadas na caracterização dos consumidores, nos usos que estes fazem do recurso e na determinação dos factores que implicam diferentes intensidades de consumo. Este projecto de investigação, desenvolvido em colaboração com a Águas de Coimbra, E.E.M. (AdC), incide sobre os utilizadores domésticos de água visando, nomeadamente, identificar factores pessoais ou situacionais potencialmente determinantes dos respectivos consumos. A metodologia seguida envolve a recolha de dados primários com elevado nível de detalhe e desagregação, através de aplicação de inquérito por questionário concebido especificamente para este projecto, bem como a recolha de registos de consumo e de facturação efectiva dos clientes inquiridos, com o propósito de permitir o confronto entre os consumos e encargos percepcionados e efectivamente realizados. A análise da informação empírica recolhida permite identificar factores determinantes do consumo coincidentes com algumas propostas tradicionalmente apresentadas na literatura. Nomeadamente, o estudo da influência da percepção no consumo, enquanto factor pessoal e intrínseco ao indivíduo, sugere que a percepção que os consumidores têm dos encargos é mais próxima da realidade do que a percepção que têm do consumo efectivo. Para além disto, o afastamento entre percepções e realidade no que toca ao consumo aumenta à medida que o consumo aumenta. O carácter inovador da estratégia de investigação adoptada, o elevado nível de fiabilidade associado aos dados e a reflexão acerca da correspondência, ou não, entre percepções de consumo e consumos efectivos, justificam a expectativa de que este trabalho possa contribuir para aprofundar o debate sobre uma dimensão da procura residencial de água em Portugal, ainda pouco explorada. As conclusões alcançadas colocam a tónica na necessidade de sensibilização dos consumidores para a utilização racional da água e no papel que as entidades gestoras podem ter no desenvolvimento de acções que permitam aumentar a percepção do seu valor.
Descrição: Trabalho de projecto do mestrado em Economia Local, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Eduardo Barata e Rita Martins.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17801
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
capa.pdf511.5 kBAdobe PDFVer/Abrir
dissertação.pdf1.36 MBAdobe PDFVer/Abrir
apêndice_I.pdf308.71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

444
Visto em 26/mar/2024

Downloads 50

328
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.