Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17801
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dc.contributor.advisorBarata, Eduardo-
dc.contributor.advisorMartins, Rita-
dc.contributor.authorTralhão, Sandra Isabel Correia Serafim.-
dc.date.accessioned2011-12-05T09:54:33Z-
dc.date.available2011-12-05T09:54:33Z-
dc.date.issued2011-11-04-
dc.identifier.citationTralhão, Sandra Isabel Correia Serafim - Consumo e encargos : percepção VS realidade : o caso dos consumidores. Coimbra, 2011por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17801-
dc.descriptionTrabalho de projecto do mestrado em Economia Local, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sob a orientação de Eduardo Barata e Rita Martins.por
dc.description.abstractA água é um recurso estratégico para o desenvolvimento económico e social da Humanidade. Neste contexto, as restrições naturais dos recursos hídricos implicam, como aspecto fundamental, a promoção de ganhos de eficiência nos usos. A literatura sugere que as políticas de fomento da utilização racional da água devem ser alicerçadas na caracterização dos consumidores, nos usos que estes fazem do recurso e na determinação dos factores que implicam diferentes intensidades de consumo. Este projecto de investigação, desenvolvido em colaboração com a Águas de Coimbra, E.E.M. (AdC), incide sobre os utilizadores domésticos de água visando, nomeadamente, identificar factores pessoais ou situacionais potencialmente determinantes dos respectivos consumos. A metodologia seguida envolve a recolha de dados primários com elevado nível de detalhe e desagregação, através de aplicação de inquérito por questionário concebido especificamente para este projecto, bem como a recolha de registos de consumo e de facturação efectiva dos clientes inquiridos, com o propósito de permitir o confronto entre os consumos e encargos percepcionados e efectivamente realizados. A análise da informação empírica recolhida permite identificar factores determinantes do consumo coincidentes com algumas propostas tradicionalmente apresentadas na literatura. Nomeadamente, o estudo da influência da percepção no consumo, enquanto factor pessoal e intrínseco ao indivíduo, sugere que a percepção que os consumidores têm dos encargos é mais próxima da realidade do que a percepção que têm do consumo efectivo. Para além disto, o afastamento entre percepções e realidade no que toca ao consumo aumenta à medida que o consumo aumenta. O carácter inovador da estratégia de investigação adoptada, o elevado nível de fiabilidade associado aos dados e a reflexão acerca da correspondência, ou não, entre percepções de consumo e consumos efectivos, justificam a expectativa de que este trabalho possa contribuir para aprofundar o debate sobre uma dimensão da procura residencial de água em Portugal, ainda pouco explorada. As conclusões alcançadas colocam a tónica na necessidade de sensibilização dos consumidores para a utilização racional da água e no papel que as entidades gestoras podem ter no desenvolvimento de acções que permitam aumentar a percepção do seu valor.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectEncargopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectDeterminantepor
dc.titleConsumo e encargos : percepção VS realidade : o caso dos consumidorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-2609-4642-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5300-9322-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
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