Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17668
Title: | Relatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química : no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário | Authors: | Rosário, Nuno Filipe Pereira do | Orientador: | Pedrosa, Maria Arminda Martins, Décio Ruivo |
Keywords: | Ensino da Física; Ensino da Química; Estágio padagógico - relatório | Issue Date: | Aug-2011 | Citation: | Rosário, Nuno Filipe Pereira - Relatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química: no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Coimbra, 2011 | Abstract: | O Relatório de Estágio apresenta-se como o passo final do Estágio Pedagógico englobado no Mestrado em Ensino da Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Pretende integrar uma descrição de todas as actividades desenvolvidas pelo Professor Estagiário e intervenções na comunidade escolar em que participou, bem como sua reflexão sobre elas. As actividades do Estágio iniciaram-se em 1 de Setembro de 2010 e terminaram formalmente em 9 de Junho de 2011, embora o Professor Estagiário tenha acompanhado (por convite e vontade própria) o Conselho de Turma posteriormente realizado. Este Relatório de Estágio é composto por cinco capítulos, referências bibliográficas e anexos. No Capítulo I apresenta-se uma reflexão sobre o ensino de Física e de Química e referem-se alguns objectivos do estágio, o conteúdo de cada capítulo, bem como o enquadramento geral, no qual se descrevem condições da escola e se caracteriza a turma envolvida no ensino supervisionado. No Capitulo II apresenta-se a componente lectiva de Física, a forma como foram organizadas as regências e uma descrição das aulas laboratoriais (nas quais se recolheram dados para o Projecto de Investigação Educacional I). Descrevem-se o primeiro contacto com os alunos e as metodologias e estratégias utilizadas na preparação e leccionação das aulas assistidas, bem como uma reflexão sobre elas. No Capitulo III apresenta-se a componente lectiva de Química, a forma como foram organizadas as regências, uma descrição das metodologia e estratégias utilizadas na preparação e leccionação das aulas assistidas, bem como uma reflexão sobre elas. No Capitulo IV, além do Plano de Actividades do Núcleo de Estágio e dos Conselhos de Turma, refere-se a componente não lectiva, incluindo a assessoria prestada ao Director de Turma, a participação em Reuniões de Directores de Turma e em actividades extracurriculares desenvolvidas, designadamente na semana da Ciência e Tecnologias. No Capitulo V apresentam-se conclusões relativas ao trabalho desenvolvido e implicações para actividades futuras. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17668 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Física - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio 2010_2011.pdf | 5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
437
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
114
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.