Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17657
Título: Relatório final de estágio
Autor: Cochicho, Pedro Alexandre Marques 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Citação: COCHICHO, Pedro Alexandre Marques - Relatório final de estágio. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: <http://hdl.handle.net/10316/17657>
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório final de estágio
Resumo: A realização deste Relatório Final de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserida no segundo ano do plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física. Pretendo com o mesmo, que sendo um documento final, englobe toda a descrição e reflexão de um conjunto de experiências vivenciadas, ao longo do presente ano lectivo. Sendo o Estágio Pedagógico um momento de profissionalização como Professor de Educação Física e tendo em conta que ao longo da nossa formação pessoal e profissional as evoluções e aprendizagens são constantes, importa neste momento reconhecer e avaliar quer as dificuldades inerentes quer as aprendizagens realizadas inerentes a este processo, para que reflectindo sobre elas possa progredir de forma contínua e efectiva no desempenho das função docente. O objectivo primordial deste documento é o de estabelecer um ponto de ligação entre os elementos descritivos e reflexivos que dizem respeito a toda a actividade realizada ao longo deste ano lectivo em prática pedagógica, justificando e clarificando as opções tomadas ao nível quer do Planeamento, da sua realização, implementação e respectiva Avaliação. O Estágio Pedagógico, assumiu assim um papel de união entre o conhecimento teórico e prático que já possuía em virtude dos onze anos de leccionação da disciplina de Educação Física, possibilitando a experimentação do exercício da profissão no Ensino Secundário e numa turma de décimo segundo ano, no qual nunca tinha leccionado. Desta forma, um conjunto de “compromissos” entre os diferentes intervenientes, garantiram ao longo deste “percurso” a harmonização entre as actividades, as tarefas, os procedimentos e o processo de avaliação nos diferentes momentos da minha intervenção enquanto Professor Estagiário sempre em articulação com o Regulamento de Estágio em vigor. Em suma, neste documento procuro organizar não só as experiências vividas, as aprendizagens realizadas e os conhecimentos adquiridos, mas também a realização de uma reflexão crítica sobre todos estes momentos relativos ao contacto com a turma de Estágio.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17657
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
oRELATÓRIOESTAGIO_PedroCochcichoVERSÃOFINAL[1].pdf244.19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

278
Visto em 7/mai/2024

Downloads

71
Visto em 7/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.